A Sandfall Interactive pode ter revelado o orçamento e quanto custou desenvolver o Clair Obscur: Expedition 33.
Em uma reportagem do New York Times, a desenvolvedora de um dos maiores sucessos de 2025 detalhou o processo de criação do jogo e sua abordagem criativa. Segundo a Sandfall, Clair Obscur foi produzido por menos de 10 milhões de dólares.
Decisões que deixaram o Clair Obscur mais “barato”
Para alcançar esse objetivo, o estúdio optou por não transformar o título em um jogo totalmente de mundo aberto. Em vez disso, adotou elementos clássicos de RPG, como batalhas realizadas em arenas específicas e um mapa que funciona como uma versão em miniatura do reino explorável.
A equipe também era reduzida no início, alcançando aproximadamente 30 desenvolvedores após obter financiamento de uma editora.
Depois disso, o estúdio recrutou uma pequena equipe na Coreia do Sul para trabalhar nas animações e firmou parcerias com estúdios externos para terceirizar funções como localização e marketing.
Dessa maneira, o jogo conseguiu ter um custo baixo e ainda se tornar um dos mais bem avaliados de 2025.
O que você acha do orçamento de Clair Obscur: Expedition 33 ter sido inferior a 10 milhões de dólares?
Fonte: The New York Times
