Boa notícia para São Paulo! Em 2026 o estado deve contar com uma usina de dessalinização localizada na margem do Ribeirão Água Branca, presente no município de Ilhabela. A captação da usina será de quarenta litros de água salgada por segundo, com a possibilidade de ofertar vinte litros de água potável por segundo a oito mil habitantes, um quarto da população de Ilhabela.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Segundo as normas exigidas pelo governo de São Paulo para a empresa que fizer o procedimento, a água potável deverá ser obtida por meio da chamada osmose reversa, onde se utilizará uma membrana para que partículas como o sal se separem da água. O sal será diluído onde a água foi captada e a água obtida será remineralizada, estando apta para ser consumida pelas pessoas.
Empresas interessadas deverão apresentar suas propostas até dia 25 de junho e também deverão se comprometer a construir um centro de educação ambiental. A criação da usina surge em um contexto no qual Ilhabela sofre com falta de abastecimento de água. Vale lembrar que a cidade é turística e sua população aumenta na alta temporada, o que agrava o problema.
Leia também: