A SEGA vai comprar a Rovio. Parece até um conto de 1º de Abril, contudo, é real. A publisher global revelou hoje (17) de maneira pública o seu interesse em adquirir a empresa. Pra quem não conhece pelo nome, a Rovio é a responsável por criar a franquia Angry Birds. De acordo com as informações divulgadas, o acordo deve ser concluído até Setembro deste ano e custou cerca de 706 milhões de euros.
Segundo o comunicado de imprensa, a SEGA visa transportar suas principais franquias para o segmento mobile. Faz muito sentido, visto que Angry Birds até hoje é uma febre nos celulares. Surpreendentemente, o valor acordado entre as duas partes é inferior o que alguns especialistas apontavam – algo próximo na casa do 1 bilhão de euros.
Além da Rovio: a “guerra” das aquisições
Desde que a Xbox concluiu sua compra da Zenimax (Bethesda), diversas outras empresas e instituições começaram a coçar o bolso pra entrar na onda. A PlayStation adquiriu vários estúdios de menor porte e a Bungie, a própria Xbox está perto de adicionar a Activision-Blizzard em seu acervo.. Os exemplos são vastos mas a mensagem é a mesma: os takeovers na indústria dos games vieram pra ficar.
Sem surpresas, boa parte das aquisições visam três objetivos em comum: expandir o alcance de mercado (atingindo mobile e PC), melhorar a infraestrutura online (investindo em jogos como serviço que são mais fáceis de monetizar) e expandir o catálogo (fortalecendo as assinaturas). Sem sinais de freio, duas das próximas publishers a serem adquiridas são a Ubisoft e a Square Enix. O estado atual de ambas não é o melhor, o que deixa os acionistas propensos a venderem seus papéis.