Revenge of the Savage Planet chegou em maio com boas avaliações, incluindo o selo “Muito Positivas” no Steam. Mesmo assim, o jogo não rendeu o lucro esperado pela desenvolvedora. Alex Hutchinson, diretor criativo do Revenge of the Savage Planet, relatou que o número de jogadores não se converteu em receita e o Game Pass estaria no centro dessa equação.
Em entrevista ao FRVR, Hutchinson comentou que o serviço da Microsoft ajudou o jogo a alcançar mais de um milhão de jogadores no PC, consoles e na assinatura. Porém, esse alcance não gerou retorno financeiro para a Raccoon Logic.
“As pessoas esperam receber conteúdos de graça — seja pelo Game Pass ou por outro meio — e isso é perigoso”
Alex Hutchinson para FRVR
Além disso, a Tencent financiou grande parte do projeto. Por conta disso, o estúdio só começa a receber royalties após quitar o adiantamento, o que torna a situação ainda mais complicada.
A expansão não decolou
A expectativa era que a grande base de jogadores se interessasse pela expansão Cosmic Hoarder. No entanto, a taxa de compra ficou muito abaixo do esperado, especialmente no Game Pass.
Segundo Hutchinson, quem comprou o jogo normalmente também teve maior propensão a adquirir a expansão:
“Quem pagou pelo jogo base comprou a expansão. Já quem recebeu o jogo não comprou nada.”
Alex Hutchinson
Um cenário cada vez mais desafiador para os estúdios
O diretor acredita que o mercado atual cria riscos para desenvolvedores. Com retrocompatibilidade, catálogos gigantescos e modelos com assinatura, os jogadores têm acesso a muito conteúdo sem gastar mais por isso. Para ele, isso torna cada vez mais difícil fazer um jogo se destacar e pagar suas contas.
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Fonte: FRVR
