Os anos 90 foram uma época de ouro para os videogames: o boom das aventuras gráficas e dos jogos de RPG, o burburinho das salas de fliperama lotadas e a mudança fundamental para os gráficos tridimensionais sinalizaram que o mundo estava pronto para uma nova forma de expressão artística. Entre os inúmeros trabalhos que estabeleceram um modelo para o futuro do setor de videogames, aqueles que têm um senso de nostalgia se lembrarão com carinho de Simon the Sorcerer.
Essa aventura de apontar e clicar em 2D, concebida pelas mentes criativas de Simon e Mike Woodroffe e desenvolvida pela Adventure Soft, estreou originalmente no PC em 1993. Esse título influenciou profundamente toda uma geração de jogadores e continua a ser lembrado como um marco importante na história do entretenimento interativo. Para marcar o 30º aniversário da saga, a Leonardo Interactive anuncia o lançamento em 2024 de Simon the Sorcerer Origins em todas as plataformas. Essa prequela, criada na Itália pela Smallthings Studios, conta a história fascinante de um jovem indisciplinado e irreverente que entra em um mundo repleto de magia.
Esse projeto ousado e ambicioso é impulsionado pela paixão e dedicação de Massimo Calamai, fundador e diretor de jogos do estúdio, e Fabrizio Rizzo, designer líder de jogos e de narrativas. A dupla se inspirou no icônico clássico dos anos 90 para criar um novo ponto de partida que celebra o passado da série, ao mesmo tempo em que abraça a inovação moderna. Simon the Sorcerer Origins se passa um pouco antes dos eventos do primeiro jogo, criando uma ligação direta com esses momentos icônicos, mas com uma perspectiva totalmente nova e surpreendente. O estilo gráfico do jogo, com suas ilustrações e animações totalmente desenhadas à mão, demonstra uma combinação perfeita de expressões artísticas modernas e é um testemunho visual do espírito de renovação defendido pela Smallthings Studios.
Esse novíssimo Simon ainda preserva as características definidoras da série que se destacaram ao longo das décadas: a forte personalidade do protagonista jovem, rebelde e um tanto sarcástico continua a ocupar o centro do palco, agora enriquecido com nuances mais emocionais, profundas e contemporâneas. Essa abordagem se estende aos modos de jogo, oferecendo uma mistura de passado e presente que permite aos fãs de longa data e aos novos jogadores escolherem entre a jogabilidade clássica de apontar e clicar ou uma versão mais atual, otimizada para todos os dispositivos, com controle direto de Simon.