É, não é uma época boa para ser executivo da Sony Corp. As ações da empresa caíram 13% após o anúncio da aquisição da Activision-Blizzard por parte da Microsoft. Em valores, a companhia simplesmente perdeu U$20 bilhões de dólares em valor de mercado em apenas um único dia. Antes que o pânico comece, movimentações do tipo são normais no mercado financeiro, visto o alto indíce de especulação.
A queda é a maior desde 2008, onde a companhia teve que realizar um recall de 100 mil unidades de baterias de notebook graças a problemas de aquecimento. Curiosamente, as ações de publishers como a Square Enix, Capcom e Konami subiram cerca de 5%. A Ubisoft foi a maior beneficiada, com um aumento de 11%. O motivo disso é a especulação citada acima. Os traders e analistas em geral acreditam que estes podem ser os próximos alvos da Microsoft.
Em relação a Sony, é óbvio que a situação no momento é de incertezas em relação a PlayStation. A empresa não vai a lugar algum, contudo, acionistas e analistas estão em dúvida sobre o futuro da marca em um mercado extremamente mutável. Resta aguardar pela “resposta” da empresa e se ela vai se adaptar aos moldes atuais ou vai fazer a famosa egípcia e fingir que nada está acontecendo.