Na manhã desta quarta-feira (26), tivemos a oportunidade de participar de uma sessão especial de Tempest Rising, uma carta de amor ao gênero RTS feita pelo estúdio Slipgate.
Com lançamento marcado para o dia 24 de abril, ficamos por dentro de vários detalhes sobre o jogo e a produção do mesmo. Começando pelo seu desenvolvimento, o processo começou em 2017, o que vai totalizar por volta de 8 anos de confecção.
O jogo se inspira claramente nos clássicos dos anos 90 e 2000, como StarCraft, a referência mais óbvia e títulos como Command & Conquer. O time de desenvolvimento chegou a ter 60 desenvolvedores no ápice do processo e ele foi feito na Unreal Engine 5, o que explica os visuais belíssimos e as animações de ponta.
Vale mencionar que Tempest Rising se trata de um jogo AA com um nível de polimento absurdo.
A história
Tempest Rising conta com um modo de campanha tradicional que serve como um tutorial para os muitos sistemas do jogo e, claro, serve como incentivo para que o jogador mergulhe nesse universo fantástico.
Inicialmente, os jogadores terão duas facções jogáveis. A GDF, Força de Defesa Global e a Dinastia Tempest. Cada facção tem uma campanha com 11 missões cada.
A história se passa em um universo alternativo de 1997, anos após a Crise dos Mísseis de Cuba escalar para uma Terceira Guerra Mundial nuclear. Na esteira da devastação, uma misteriosa, mas benéfica, planta elétrica começa a se espalhar pelo globo.
Jogabilidade e modos de jogo
A jogabilidade de Tempest Rising é um deleite para os fãs de longa data do gênero. Cada facção tem diversas particularidades e 25 tipos de unidades, um número expressivo para um game AA e que chega a eclipsar até AAAs.
Uma mecânica interessante é que as construções das facções são impulsionadas por plantas de energia e cada uma delas apresenta um sistema de economia próprio. A Dinastia Tempest precisa extrair a planta Tempest que é automaticamente convertida em créditos e permite construir edifícios e gerar unidades.
Já a GDF usa um recurso chamado de Intel, que também pode ser convertido em créditos. Entre as muitas diferenças entre as facções, a GDF por exemplo pode implementar construções em qualquer lugar, já a Dinastia Tempest precisa enviar um veículo até o local desejado.
Essas diferenças geram um fator replay interessante e a necessidade de se adaptar constantemente mediante as situações encontradas. Por falar em se adaptar constantemente, o game contará com vários modos de jogo. A já mencionada campanha, o tradicional Skirmish, partidas customizadas e as partidas rankeadas no multiplayer que contam com a classificação Glicko-2.
Plataformas e pré-venda
O foco atual do estúdio é lançar o jogo no PC. Na apresentação, perguntei ao CEO sobre a possibilidade de lançar o game para os consoles. Segundo ele, é uma possibilidade caso exista demanda, contudo, nessa etapa inicial, o foco é 100% na versão de PC.
Tempest Rising já está em pré-venda na Steam e conta com duas versões, a padrão e a deluxe. A edição deluxe conta com a trilha sonora, o livro de arte digital e 7 dias de acesso antecipado.