Durante a Tokyo Game Show, realizada em 25 de setembro, a equipe da República DG teve a oportunidade de participar de uma sessão de testes de Nioh 3,o próximo lançamento da Koei Tecmo previsto para 2026. Embora a demonstração tenha sido limitada a apenas 15 minutos, foi tempo suficiente para testar as novas mecânicas de combate, a fluidez nos movimentos do protagonista e a exploração do cenário. Confira agora nossas primeiras impressões no hands-on!
Um combate frenético!
Como um bom RPG de ação da Koei Tecmo, Nioh 3 retorna com um combate ágil e brutal, oferecendo uma experiência desafiadora e divertida graças a novas mecânicas, combos inéditos e um novo sistema de exploração. Durante a demonstração, explorei uma região coberta pela neve e tive a chance de combater alguns inimigos e mini-bosses.
Ao desbloquear um santuário, que funciona de maneira similar às fogueiras de Dark Souls, permitindo restaurar HP e upar habilidades, enfrentei inimigos e mini-chefes para acumular experiência e me preparar para um confronto contra um chefe no final da área.

O jogo permite escolher entre dois estilos de combate:
- Samurai: foca no corpo a corpo, trazendo a essência dos títulos anteriores, com opções de espadas duplas, odachis e katanas para duelos rápidos.
- Ninja: prioriza agilidade, ataques rpidos e o uso de armas secundárias como kunais, tonfas e garras, além de causar dano extra ao acertar inimigos pelas costas.
A jogabilidade está mais frenética, com inimigos mais inteligentes e agressivos, exigindo o timing correto do jogador. Em ambos os estilos, a barra de KI é essencial! Graças a ela, o jogador se regenera ao realizar esquivas ou parries. Ao enche-lá, liberamos um golpe devastador capaz de eliminar grupos inteiros de inimigos ou concentrar dano em um único adversário.

A área final da demo
Depois de coletar recursos e me preparar para o combate final, confesso que não fazia ideia do que me aguardava, apenas sabia que iria morrer diversas vezes!
Shingen, o boss da demonstração, mostrou rapidamente sua força: bastaram alguns golpes para me derrotar, e acabei morrendo muito mais vezes do que imaginava. Durante a sessão, nenhum jogador conseguiu derrotá-lo, já que o inimigo parecia desbalanceado com uma quantidade enorme de HP e ataques cada vez mais poderosos. Mesmo recuperando a barra de KI constantemente, era quase impossível causar dano suficiente para derrubá-lo.
Quando consegui reduzir uma boa parte de sua vida, a demo chegou ao fim, mas isso já foi o bastante para entender melhor o ritmo do combate. Se você procura uma experiência brutal, Nioh 3 promete entregar justamente um sistema de combate novo, divertido e inimigos mais desafiadores.

A demonstração estava disponível para ser jogada em um PlayStation 5. Ao longo dos 15 minutos de gameplay, não tive nenhum problema com desempenho, mas, sinto que a engine da Koei segue atrasada, com gráficos que ficaram “presos ao passado”.
É claro que é impossível falar sobre o game com tantos detalhes em uma curta demonstração, mas o jogo cumpre muito bem o seu papel quando falamos sobre um bom RPG. A Koei realmente surpreende com seus lançamentos!
Nioh 3 será lançado em 6 de fevereiro de 2026 para PlayStation 5 e PC.