Minha primeira experiência com Planet of Lana aconteceu em seu lançamento, em 2023. Com um universo encantador e uma protagonista carismática, o jogo conseguiu me emocionar graças ao seu level design intrigante e às reviravoltas surpreendentes que surgiam ao longo da jornada.
Por isso, quando Planet of Lana 2 foi anunciado, tive a sensação imediata de que algo ainda maior e mais inovador estava a caminho, e, bom… felizmente eu estava certo. A convite da Thunderful, a equipe da República DG teve a oportunidade de jogar cerca de 20 minutos de uma demonstração exclusiva durante a gamescom 2025, na Alemanha.
Conheça a encantadora narrativa e novas mecânicas presentes em Planet of Lana 2!
Relembrando o clássico
Em Planet of Lana controlamos Lana, uma jovem de um planeta muito distante que vive tranquilamente em uma vila pesqueira junto de sua irmã. Ambas costumam partir em aventuras e explorar os arredores, se esgueirando e correndo pelas redondezas.

Tudo muda quando a irmã de Lana é capturada por uma nave alienígena e tudo muda rapidamente: os aliens começam a destruir o planeta, tomando seus seres vivos e recursos com grandes máquinas e soldados robóticos assassinos. Contra todas as expectativas, Lana não desiste da irmã e decide buscá-la, custe o que custar. Sua caminhada a leva a não só enfrentar as máquinas, como também conhecer mais de seu próprio planeta.
- Confira nossa Review CLICANDO AQUI!
As novidades de Planet of Lana 2
Mesmo com pouco tempo disponível para jogar Planet of Lana 2, por conta da correria do evento, a minha experiência foi muito marcante, pois pude explorar algumas das novas mecânicas que o jogo apresenta. Embora nem todas as novidades tenham sido reveladas, duas chamaram bastante minha atenção: a primeira é a possibilidade de Lana mergulhar, o que torna a exploração muito mais dinâmica, já que o título original limitava bastante a interação com a água. A segunda é a habilidade inédita de Mui se transformar em um peixe, permitindo alcançar áreas inacessíveis para a protagonista.
Essa mecânica parece bastante promissora e me deixou curioso quanto à possibilidade de podermos assumir a forma de outros animais para solucionar novos puzzles. Outro ponto que se destaca é a fluidez da jogabilidade: os movimentos de Lana estão mais “leves”, e a experiência em geral se mostra mais desafiadora, com puzzles mais complexos.

O trecho da demonstração estava repleto de máquinas, e foi justamente com a ajuda de Mui que consegui avançar, utilizando uma habilidade capaz de paralisar temporariamente os inimigos para abrir caminho até a próxima área.
Assim como no primeiro jogo, a trilha sonora marcante e os gráficos continuam sendo os principais destaques. Diversas vezes senti vontade de simplesmente parar e apreciar as belíssimas paisagens cinematográficas. Planet of Lana 2 não apenas manteve sua essência encantadora do clássico, como também aprimora suas mecânicas em todos os aspectos, tirando aquela sensação de uma gameplay mais “travada” e entregando algo ainda mais inovador.
Conclusão
Apesar do tempo curto de gameplay, Planet of Lana 2 é tudo aquilo que uma boa continuação precisa: criatividade, novas mecânicas e puzzles desafiadores para manter o jogador entretido em meio a uma guerra contra robôs assustadores. Estou extremamente ansioso para dar continuidade na história de Lana e seu fiel parceiro, Mui!