Quando Replaced foi anunciado pela primeira vez em 2021, minhas expectativas apenas aumentaram por ser fã da estética 2.5D com elementos de sci-fi. Por muitos anos ficamos sem notícias sobre seu desenvolvimento, mas, felizmente, o tempo de espera valeu cada segundo!
Durante a gamescom 2025, a equipe da República DG teve a oportunidade de testar uma demonstração exclusiva por aproximadamente 30 minutos. Prepare-se para embarcar em uma jornada épica em Phoenix City!
Uma narrativa promissora
Em Replaced, os jogadores assumem o papel de R.E.A.C.H, uma inteligência artificial que está presa em um corpo humano e tentando se adaptar a vida humana da cidade. Após um acidente nuclear, a desigualdade e bandidos estão tomando conta das ruas, tornando a vida das pessoas cada vez pior.
O principal objetivo do nosso herói é sobreviver em meio ao ambiente hostil de Phoenix City, descobrir sua identidade e por fim, conseguir libertar o seu corpo de uma vez por todas.
Apesar do tempo relativamente curto de teste, pude jogar um trecho em que R.E.A.C.H. está tentando fugir dos inimigos da cidade. Este trecho serve como um tutorial para o combate, onde podemos utilizar ataques corpo a corpo e uma pistola que é recarregada conforme derrotamos os inimigos. Desde o início da sessão, o desenvolvedor deixou claro que o jogo oferecia um estilo de combate ao estilo de Batman: Arkham, onde devemos proteger dos golpes dos inimigos pressionando o botão no momento exato em que uma luz é refletida na cabeça do inimigo.

Esta mecânica é divertida e requer muita atenção do jogador, tendo em vista que o timing é a chave para o sucesso do protagonista. Com mecânicas simples, o jogo concede movimentações para os lados e pequenas transições do 2.5D para o 3D. Em determinado ponto da demo, um puzzle estava disponível, fazendo com que R.E.A.C.H. empurrasse uma caixa para subir e conseguir escalar e avançar para o outro lado.
O sistema de combate é fácil de aprender e difícil de dominar, mas se torna divertido e prazeroso conforme realizamos combos e esquivamos no tempo correto. A campanha e a trilha sonora também são grande destaque, criando um universo distópico único com muita ação e momentos de pura tensão.

Conclusão
Sem sombra de dúvidas, Replaced oferece um combate divertidíssimo, com mecânicas únicas e uma narrativa bem misteriosa e repleta de reviravoltas. Ainda é muito cedo para dar um veredito, mas com o pouco que vi, tenho certeza que se tornará um verdadeiro sucesso!