O anúncio de Shinobi: Art of Vengeance pegou a todos de surpresa. A clássica franquia da SEGA estava na geladeira faz um tempo e, para a alegria de milhares de fãs mundo afora, a publisher japonesa decidiu trazer a IP de volta sob o comando do estúdio Lizardcube.
Estivemos na Summer Game Fest 2025 e, durante nossos dias no evento, fomos agraciados com a oportunidade de testar Shinobi: Art of Vengeance. Esse preview foi feito com base na demonstração que tivemos acesso!
A arte da vingança
Como o subtítulo do jogo entrega, o novo Shinobi contará uma história de vingança. Uma corporação chamada de ENE Corp decide atacar o vilarejo do protagonista, Joe Musashi, causando várias mortes e deixando um rastro de destruição.
O começo da demonstração, como todo jogo, introduz os sistemas de combate e movimentação, além de apresentar um pequeno panorama sobre o protagonista. Ele é o Sensei de um clã e sua esposa, Naoko, está grávida. Apesar de ter um certo componente narrativo, o foco do jogo definitivamente não é contar uma história. Um ponto positivo é que os diálogos apresentam atuação de voz, o que ajuda a aumentar o interesse na narrativa.

A variedade de combos impressiona e a jogabilidade é altamente viciante, muito por conta da direção de arte e da qualidade absurda das animações. Além dos ataques físicos, o Sensei é capaz de disparar kunais para causar dano à distância e acionar Ninpos, habilidades especiais que são ativadas ao pressionar L1 + um botão extra.
Os Ninpos só podem ser acionados ao usar uma célula Ninpo. Essas células são obtidas ao golpear os inimigos. Além dos Ninpus temos Ninjutsus, habilidades com animações absurdas. Acionar a Karyu por exemplo proporciona um enorme deleite.

Outra habilidade do Sensei é a Execução Shinobi. Os ataques básicos aumentam a barra de execução e, quando preenchida, podemos acionar o ataque especial que causa bastante dano nos adversários. Quanto maior o número de inimigos executados com o uso da Execução, maior a quantidade de recompensas, tornando-se um instrumento essencial na progressão do personagem.
Por falar em progressão, ao eliminarmos os inimigos, recebemos moedas de ouro. Elas são usadas para comprar ataques e ninpos.

No geral, eu senti que a demonstração foi bem fácil, mas provavelmente o jogo final tenha níveis de dificuldade maiores. Os chefões possuem um design formidável e são capazes de acionar ataques especiais chamados de Dark Attacks. Esses ataques não podem ser bloqueados e o jogador precisa desviar quando ver eles.
A exploração e sistema de ranking
Shinobi: Art of Vengeance conta com um mapa em seus estágios e, para a nossa alegria, os cenários são bem variados, apresentando um estilo arquitetônico tradicional da época. Ao andar pelo mapa, podemos encontrar Esquadrões de Elite, Segredos, Relíquias Oboro e Fendas Ankou.
As Relíquias Oboro podem ser entregues ao Vendedor para habilitar novos itens na venda. Apesar de funcionar como um metroidvania, ele não é exatamente um. Pense em um jogo de ação com elementos metroidvania, penso que é a melhor descrição para Shinobi.
Um ponto que me desagradou é que o jogo tem um certo aspecto arcade, o que ao meu ver, não era necessário. No final de cada fase, temos uma tabela de pontuação e o rank obtido. Não levar dano, o tamanho do maior combo conquistado, o tempo que o jogador levou para cumprir a fase, tudo isso afeta a pontuação.. Penso que seria mais agradável se o jogo seguisse um caminho mais tradicional, voltado para o metroidvania, mas entendo que essa veia arcade faz parte da IP.
Preview de Shinobi: Art of Vengeance – Um retorno formidável
O pouco que eu pude jogar me deixou completamente hypado pelo jogo. O combate é viciante e recheado de opções, os visuais e animações estão em um nível absurdo, difícil de encontrar no mercado e os pilares essenciais da franquia foram respeitados, o que certamente vai agradar os fãs de longa data da IP.
Shinobi: Art of Vengeance será lançado no dia 29 de agosto de 2025.