Ontem (23) fomos convidados pela NVIDIA para testar uma série de novidades que prometem revolucionar o mundo dos games. Nosso CEO, Renato Machado, visitou o escritório da companhia em São Paulo e testou tudo em primeira mão.
Seja você entusiasta ou não, as novas tecnologias implementadas pela marca ajudam no desempenho e na imersão dos games, aprimorando a experiência de quem joga.
No teste de Borderlands 4 por exemplo, pudemos ver o DLSS e a inteligência artificial da NVIDIA em ação, melhorando a taxa de quadros e o tempo de resposta, algo que é imprescindível para um FPS tão veloz quanto o jogo da Gearbox.

Um ponto importantíssimo é que essas tecnologias próprias da NVIDIA ajudam a aprimorar a experiência de games que acabam sendo esquecidos pelos próprios estúdios, ou seja, mesmo sem uma intervenção direta da empresa, os jogadores acabam recebendo as melhorias em desempenho e qualidade.
Outro destaque foi o teste de The Oversight Bureau, onde usamos a voz para controlar as ações do personagem. O jogo usa o NVIDIA Ace, munido do NVIDIA Riva, para entregar uma experiência bem diferente do habitual. De grosso modo, o NVIDIA Ace forma NPCs com conhecimento, ação e interação por meio do uso de IA generativa. Já uma das principais funções do Riva reside no ASR, reconhecimento automático de fala.

Também tive a oportunidade de jogar o excelente Indiana Jones and the Great Circle. O foco da demonstração foi o RTX Hair, tecnologia que adiciona path tracing na renderização de fios e pelos, entregando um resultado bem mais realista. Um ponto que vale destacar é que o modelo de renderização do RTX Hair é bem menos complexo do que o comum, usando menos VRAM, logo, a tecnologia também deve ajudar a melhorar o desempenho dos jogos. Confira o comparativo:

Mas não é só de jogos novos que os gamers vivem. Na apresentação, também ouvimos falar sobre o NVIDIA RTX Remix. O RTX Remix é uma plataforma de código aberto que possibilita a remasterização de jogos clássicos. Imagina adicionar ray tracing e suporte ao DLSS em um jogo que marcou sua infância ou adolescência? Graças à NVIDIA, você não precisa mais ficar imaginando.
NVIDIA Research é a força motriz das novidades
Em uma conversa com um representante da NVIDIA, ele destacou que essas tecnologias são possíveis graças ao NVIDIA Research, departamento da companhia que é focado em pesquisar novas tecnologias. Apesar de já existir faz anos, uma coisa que tem mudado é o tempo que leva entre a pesquisa e a aplicação dessas tecnologias novas.

Antes, o que levava anos agora é aplicado em questão de semanas. Essa agilidade ajuda a esclarecer os motivos que levaram a NVIDIA a se tornar uma das forças de transformação da indústria.
Outro ponto de destaque é o Projeto G-Assist, um assistente de IA que ajuda leigos, como eu, à ajustar, controlar e otimizar o sistema. Com a tecnologia, você não precisa ser nenhum expert em PCs para ter uma boa experiência nas jogatinas.
