Wuchang: Fallen Feathers pode ter passado batido do seu radar, mas não escapou das nossas mãos durante a demonstração na Summer Game Fest 2025. A convite da 505 Games, a equipe da República DG teve a oportunidade de testar aproximadamente 1 hora do game em uma sessão privada.
Durante o período de testes, os jogadores tiveram a oportunidade de enfrentar três chefes em um combate visceral, carregado de mecânicas envolventes dignas de um autêntico soulslike. Mas será que Fallen Feathers tem o que é preciso para rivalizar com gigantes do gênero, como Elden Ring e a trilogia Dark Souls? Essa é a resposta que você encontrará nesta primeira análise 1 hora de gameplay!
Um soulslike único
Logo nos primeiros minutos de gameplay, é perceptível toda a dedicação e esforço que o estúdio teve para desenvolver Wuchang: Fallen Feathers, criando um loop de gameplay viciante. No game controlamos Wuchang, uma pirata que acorda sem memória em um local misterioso.
Ao despertar, nossa heroína precisa reunir pistas para desvendar os mistérios de seu passado, enquanto enfrenta os efeitos da Plumagem, uma doença colateral que ameaça sua própria existência. Para sobreviver, os jogadores devem explorar a ilha de Shu, coletando artefatos, aprimorando seu arsenal e fortalecendo suas habilidades para derrotar chefes e inimigos.

Embora essa seja apenas a premissa central, o jogo oferece uma vasta gama de missões secundárias e quests que aprofundam sua história, tornando a jornada ainda mais desafiadora.
Quando afirmo que Wuchang: Fallen Feathers é um soulslike autêntico e único, é porque ele realmente foge dos padrões estabelecidas por títulos da FromSoftware e outras desenvolvedoras, trazendo uma identidade própria para o game. É claro que esta é apenas uma análise de apenas 1 hora de gameplay, entretanto, podemos ver todo o cuidado no desenvolvimento do game.
Durante o combate, os jogadores terão à disposição uma ampla seleção de armas, como machados gigantes, lanças e espadas versáteis que contribuem para a agilidade. O arsenal pode ser modificado a qualquer momento pelo inventário, permitindo ajustes estratégicos para os jogadores mais experientes. Além disso, cada arma possui habilidades e poderes exclusivos, proporcionando vantagens únicas para a protagonista Wuchang.

Outro ponto que se destaca durante o combate, são as habilidades exclusivas de cada arma, que podem ser utilizada pressionado L1 e L2. Essas habilidades são limitadas e só podem ser utilizadas ao retirar uma determinada quantidade de HP de um inimigo ou quando estamos sendo atacados. Essas habilidades podem ser combinadas com ataques leves e ataques pesados, criando combos com ataques utilizando R1 (ataques leves) e R2 (ataques pesados).
Por outro lado, o jogo oferece uma experiência rica em detalhes referentes a narrativa, unindo ao excelente sistema de combate que todo bom soulslike oferece. A demo contava com três saves disponíveis, sendo eles:
- Save 1 – New Game e experiência inicial com o tutorial;
- Save 2 – Início do primeiro capítulo com uma luta contra um chefe (luta extremamente complexa);
- Save 3 – Luta contra o chefe final, se tornando uma experiência desafiadora (apenas 1 pessoa foi capaz de derrotar o boss durante a demonstração).
Com isso em mente, o jogo poderá se tornar uma experiência desafiadora para os novatos e até mesmo acabar afastando alguns jogadores que preferem evitar um determinado nível de dificuldade.
Ao desferir golpes contra um inimigo, é possível atordoá-lo ao executar uma sequência variada de ataques, quebrando sua postura e criando uma oportunidade para se aproximar ainda mais. Além disso, os jogadores podem recorrer a magias para manter distância do inimigo, porém, seu uso é limitado e requer ataques corpo a corpo para recarregar a barra de MP, garantindo um equilíbrio entre combate físico e mágico.
O jogo também oferece um sistema de parry e dodge, entretanto, nem tudo é possível fazer estando com uma arma pesada, o que atrapalha na movimentação e agilidade de Wuchang.

O combate é rápido e fluido, o que se torna ainda mais desafiador em meio a tantos inimigos e chefes presentes na área explorada durante a demonstração. Infelizmente com apenas 1 hora de demonstração, é impossível falar sobre todas as mecânicas (acredite, são MUITAS!), mas tudo surpreendia a cada detalhe.
O mundo do jogo é brilhante e vibrante, com diversos objetos de cenário presentes, criando uma atmosfera única em uma ilha abandonada e controlada por criaturas assustadoras. Aqui, os jogadores poderão vivenciar uma experiência única, concluindo diversas missões secundárias para descobrir informações sobre o local e sobre o passado de Wuchang.
Preview de Wuchang: Fallen Feathers – MUITO PROMISSOR!
Com mecânicas inovadoras e uma gameplay fluída, Wuchang: Fallen Feathers tem tudo para se tornar um dos soulslikes mais divertidos dos últimos anos, além do belíssimo level design, trilha sonora e gráficos que impressionam. Com apenas 1 hora de gampelay, pude sentir que a desenvolvedora está no caminho certo, criando uma nova tendência e mostrando como um bom soulslike deve ser!
Wuchang: Fallen Feathers será lançado em 24 de julho de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. O game será disponibilizado no Xbox Game Pass no dia do lançamento!