Os fãs de The Last of Us estão extremamente ansiosos para finalmente colocar as mãos em Factions, o jogo multiplayer standalone da franquia. Infelizmente, a Naughty Dog já alertou publicamente que só vai compartilhar informações sobre o título no ano que vem. Contudo, uma vaga de emprego no estúdio pode ter confirmado um detalhe crucial para o projeto.
A vaga, destinada ao cargo de Produtor de Operações ao Vivo, cita três habilidades adicionais como ideais:
- Experiência comprovada em algum cargo de produtor em um jogo como serviço AAA gratuito
- Experiência em suporte ao consumidor, ao jogador ou gerenciamento de comunidades
- Experiência trabalhando com networking, servidor ou processos online
Como a habilidade adicional deixa em específico um GaaS AAA gratuito, tudo indica que The Last of Us Factions seguirá a mesma filosofia. No momento atual da indústria, com competidores cada vez mais consolidados e vorazes, de fato faz bastante sentido. Se a PlayStation lançar o título como um produto premium, ele dificilmente terá a penetração de público necessária para manter o projeto vivo no longo prazo.
Diversos outros jogos tentaram e falharam enormemente. Podemos citar como dois grandes exemplos: Outriders e Marvel’s Avengers. Agora tudo que podemos fazer é aguardar e torcer para que o game realmente adote um modelo de negócio gratuito, tornando-o mais acessível para o maior número possível de jogadores.
Fonte: Naughty Dog