A PSN está passando por uma falha global onde os jogos de PlayStation 4 aparecem listados como jogos de PS3. No momento é impossível acessar as listas de troféus do PS4, mesmo de games já completados pelo jogador. A PlayStation ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, toda a comunidade está especulando que isso indica a chegada iminente do serviço apelidado de Spartacus. Vale mencionar que toda a situação pode ser apenas uma falha (grave) na rede, mas, não acreditamos ser o caso.
ATUALIZAÇÃO: O “problema” desapareceu da PSN às 23:14. A PlayStation ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Pra quem não está acompanhando as notícias nos últimos tempos, um “rumor” bastante forte surgiu na Internet mencionando a existência do serviço. De acordo com Jason Schreier, o maior jornalista de games do mundo, ele teve acesso a documentos que comprovam a existência do serviço e a divisão do mesmo em diferentes tiers. Outro rumor, este menos palpável, afirma que a PlayStation está preparando um evento para o começo de Fevereiro. Certamente é um momento bastante propício para se revelar uma nova assinatura da marca.
Outros usuários da plataforma estão relatando o mesmo problema em suas redes sociais, veja abaixo:
PSN, Spartacus e a disputa contra o Game Pass
Ainda segundo o documento mencionado acima, a PlayStation decidiu criar o serviço para disputar contra o Xbox Game Pass, o monstro colossal criado pela Microsoft com o objetivo de popularizar a marca ao redor do globo. Apesar do renome da PlayStation, vai ser uma tarefa difícil combater o imenso catálogo construído pela Xbox ao longo dos anos. Ainda mais agora que eles possuem duas publishers para chamarem de sua.
Os supostos benefícios do Spartacus são: acesso antecipado a certos jogos, demonstrações de títulos antes de serem lançados, todo o acervo da PS Plus e uma suposta integração da PS Now. Mas, como mencionamos acima, o modelo de assinatura deve ser dividido em tiers (categorias), portanto, tudo pode depender de qual tier você escolher.