Lost Soul Aside é um dos grandes exclusivos de console da PlayStation em 2025. Desenvolvido pelo estúdio chinês UltiZero Games e publicado pela própria Sony, o jogo será lançado no dia 30 de maio no PS5 e PC.
Com a proximidade do lançamento, resolvemos preparar esse texto para que você fique por dentro de todos os detalhes do jogo!
A trajetória de Lost Soul Aside
Anunciado pela primeira vez em 2016, na ocasião, o projeto estava sendo feito por um único desenvolvedor, o Yang Bing. Contudo, a Sony achou o projeto promissor e decidiu abraçar a causa, tornando-se publisher e aumentando e muito o escopo do projeto.
Para se ter uma ideia, em 2017, um estúdio foi fundado só para ajudar no desenvolvimento do projeto. Chamado de UltiZero Games, em 2022 o estúdio já contava com 40 funcionários. A Tencent, uma das maiores empresas da indústria, é dona de uma parte minoritária do estúdio. A porcentagem não foi divulgada publicamente.
Como as definições se perderam ao longo do tempo, eu pessoalmente não considero o jogo um AAA e sim um AA. Mesmo que esteja sendo publicado pela PlayStation, não consigo enxergar que ele tenha custado mais de 100 milhões de dólares e o valor de produção como um todo ainda não reflete um AAA.
Qual será a história de Lost Soul Aside?
O protagonista do jogo, que lembra muito Noctis de Final Fantasy XV, se chama Kazer. Um espadachim que se vê conectado a um simbionte chamado de Arena. Em um mundo destroçado pela guerra, Kazer vai partir em uma jornada para salvar sua irmã e o resto do planeta de uma raça invasora de outra dimensão.
Como podemos ver nos trailers, Arena vai poder assumir várias formas diferentes, servindo como um prancha em set pieces que envolvem perseguições de naves e, obviamente, na espada usada por Kazer para derrotar os inimigos.
O combate de Lost Soul Aside
Como podemos observar nos vários vídeos divulgados, é inegável que o jogo se inspira muito em Devil May Cry e em Final Fantasy 15.
O combate é pautado no hack’n slash e na construção de combos devastadores. Se manter em movimento é um componente crucial para garantir a sobrevivência no jogo. Em uma entrevista com a IGN, o diretor do jogo revelou que todas as habilidades do jogo poderão ser canceladas durante as lutas.
O foco da equipe foi criar a experiência mais fluída possível, entregando um combate viciante e frenético.
No que diz respeito à dificuldade, precisamos lembrar que o título se trata de um second-party, ou seja, seu desenvolvimento foi apoiado pela PlayStation que também assina a publicação do jogo.
Como a empresa preza muito pela acessibilidade tanto do jogo quanto da platina, não ficarei surpreso se o jogo apresentar modos de dificuldade e opções de acessibilidade para facilitar a experiência.
Chega no PS4?
Caso você se lembre, o jogo foi anunciado (e promovido várias vezes) para o PS4, contudo, o tempo foi passando e ele acabou sendo descartado para a geração passada. Lost Soul Aside vai ser lançado apenas no PS5 e PC.
E a pré-venda?
A pré-venda digital já está disponível tanto na PS Store quanto na Steam. Para a surpresa dos fãs, ele está sendo vendido por R$299,90, 50 reais a menos do que o preço padrão que é praticado pelas grandes empresas.
A pré-venda da mídia física começou hoje (21) no Brasil. Felizmente, ela conta com os mesmos brindes da edição digital:
- 10x High Potion
- 500 Divinity Gold (a moeda in-game)
- Roupa “The Origin” para Kazer