A Volvo anunciou que vai parar de produzir carros a diesel. O último modelo da empresa nesse formato será lançado no próximo ano. Após isso, a companhia pretende lançar apenas veículos que sejam completamente elétricos. Nem os híbridos interessam a eles. O plano atual da fabricante sueca é se tornar uma companhia de carros 100% elétricos até 2030.
Confira a declaração de Jim Rowan, CEO da Volvo: “Os motores elétricos são nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para nossos clientes e zero emissões de escape”
Além de acompanhar uma clara movimentação de mercado, a Volvo também segue o fluxo de suas próprias vendas. Já faz alguns anos que a maior parte de suas vendas foram de veículos elétricos. Para se ter uma ideia, em 2022, os carros movidos a diesel representaram menos de 9% das vendas totais da marca.
Com essa decisão, a Volvo consegue até se antecipar à tendência de regulamentações cada vez mais pesadas no setor. A Europa como um todo tem abraçado fortemente a agenda ecológica, algo que tem impactado profundamente as fabricantes de carros e tem gerado transformações drásticas na indústria. Infelizmente, no Brasil, as mudanças no setor ainda chegam lentamente.
Fonte: Olhar Digital