Os X-Men estão voltando à cena, sendo o provável futuro do Universo Cinematográfico da Marvel e também retornando a protagonizar animações como X-Men 97, sequência da série animada da equipe que foi famosa nos anos 90. O grupo também possui diversos jogos e fizemos uma seleção de sete títulos dos mutantes. Confira:
X-Men (1993)
Vamos começar nossa lista com um game intitulado X-Men, de 1993. Este jogo foi criado pela Sega para o Mega Drive e, na história, os X-Men são surpreendidos por um vírus que infectou a Sala de Perigo, um famoso espaço dentro da Mansão X feito originalmente para treinamento. Os heróis devem resistir aos perigos da Sala, que se tornou hostil, enquanto buscam uma maneira de destruir o vírus. Podemos jogar com Ciclope, Wolverine, Gambit e Noturno, enquanto outros X-Men como Jean Grey, Arcanjo e o Homem de Gelo fazem participações no jogo. Uma curiosidade é que este game foi avaliado na época como muito difícil, com vários de seus aspectos dificultando a vida do jogador e exigindo uma grande expertise.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
X-Men 2: Clone Wars
X-Men 2: Clone Wars é a sequência do game de 93. Foi lançado pela Sega para o Mega Drive e sua história envolve os X-Men enfrentando uma raça de natureza cibernética, a Falange. Podemos controlar Ciclope, Gambit, Wolverine, Psylocke, Noturno, Fera e Magneto, com este último se aliando à equipe após a Falange representar uma ameaça ao seu refúgio, Avalon. O game foi lançado em 1995 e previa uma sequência denominada X-Women que nunca chegou a ver a luz do dia.
X-Men: Mutant Apocalypse
X-Men: Mutant Apocalypse foi lançado em 1994 para o Super Nintendo e produzido pela Capcom. O game traz a equipe realizando operações relacionadas a Genosha, que aparentemente está mantendo mutantes presos. O decorrer do jogo nos leva a enfrentar vários vilões dos X-Men como o Apocalipse, Exodus, o Fanático e Magneto. Na primeira parte do game podemos escolher um de cinco heróis, cada qual com uma fase e objetivo próprios. Após isso, o game se torna mais linear e nos leva a locais como as já mencionadas Sala de Perigo e a estação Avalon. Podemos jogar com Ciclope, Gambit, Fera, Psylocke e Wolverine, cada personagem com suas próprias habilidades e movimentos. X-Men: Mutant Apocalypse também conta com um sistema de password (caso o jogador perca o progresso em algum momento), além de itens que recuperam vida ou mesmo algum personagem derrotado em determinada fase.
X-Men: Children Of The Atom
X-Men: Children of The Atom foi um game de luta lançado em 1994 pela Capcom para o Capcom Play System 2 e tendo chegado posteriormente ao Sega Saturn, PlayStation e PC. É um jogo que lembra outros títulos de luta da gigante japonesa como Street Fighter, com os personagens se enfrentando em lutas de três rounds. Ao final, Fanático e Magneto figuram como os bosses derradeiros do game. A narrativa é baseada na história em quadrinhos Atrações Fatais, com Magneto pretendendo desestabilizar os campos magnéticos da Terra e impedir o acesso dos humanos à eletricidade. O game possui um sistema de combos e dez personagens jogáveis, sendo seis X-Men e quatro adversários da equipe. São eles: Ciclope, Colossus, Homem de Gelo, Psylocke, Wolverine, Tempestade, Ômega Vermelho, Sentinela, Espiral e o Samurai de Prata. Um décimo-primeiro personagem, Akuma (da franquia Street Fighter), é desbloqueável através de um cheat.
X-Men Origins: Wolverine
X-Men Origins Wolverine foi lançado em 2009 e é da época em que muitos filmes possuíam suas versões de videogame. O game teve múltiplas produtoras (provavelmente devido à quantidade de versões) e foi publicado pela Activision, chegando ao PlayStation 2, PlayStation 3, Nintendo DS, Nintendo Wii, Xbox 360, PC, PlayStation Portable e demais dispositivos móveis. Surpreendentemente, apesar do filme ter uma má recepção da crítica, o jogo mostrou possuir pontos positivos e obteve uma recepção moderadamente positiva em suas versões para os consoles de geração mais avançados da época (o PS3 e o X360). O game é um hack and slash com inspirações em jogos como God of War e nos coloca na pele do mutante canadense que empresta seu nome ao título, sendo o personagem dublado por Hugh Jackman (o primeiro e até agora único intérprete do herói em live-action). O game se aprofunda no passado de Logan, com os jogadores conhecendo sua relação com a Equipe X e o coronel William Stryker, seu passado com o Dentes de Sabre e sua antiga esposa, Kayla. O game permite que o Wolverine estraçalhe seus inimigos com golpes poderosos, com o personagem podendo usar o ambiente ao seu favor e uma espécie de modo rage. Algumas versões do game tiveram o subtítulo de Uncaged Edition, trazendo mais violência e sangue ao game.
X-Men Legends
X-Men Legends foi desenvolvido pela Raven Software e publicado pela Activision. O game foi lançado em 2004 e chegou ao GameCube, PlayStation e ao Xbox original, tendo elementos de RPG. O jogador controla uma equipe de quatro personagens, com seus membros podendo ser substituídos por novos X-Men desbloqueáveis com o progredir do game. É possível jogar de maneira cooperativa, acumular pontos de experiência, equipar itens e aprimorar habilidades. A história é contada através do ponto de vista da personagem Magma (Alison Crestmere), uma jovem recém-recrutada para os X-Men. Juntos, os heróis devem impedir diversas ameaças contra os mutantes e a humanidade envolvendo os planos sombrios da Irmandade dos Mutantes, o desenvolvimento dos Sentinelas, o Rei das Sombras e, é claro, a presença sempre constante de Magneto. Como personagens jogáveis temos Ciclope, Magma, Wolverine, Besta, Homem de Gelo, Psylocke, Tempestade, Gambit, Jubileu, Colossus, Emma Frost, Jean Grey, Noturno e Vampira. O Professor X é jogável em seções do game que se passam no Plano Astral, sendo dublado por Patrick Stewart (a voz de Xavier na primeira trilogia live-action dos X-Men e posteriormente em Wolverine: Imortal, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Logan e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura). O game também ganhou uma versão mobile para o N-Gage da Nokia.
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse foi lançado em 2005 para GameCube, N-Gage, PlayStation 2, Xbox, PlayStation Portable e também para demais dispositivos móveis compatíveis. É a sequência de X-Men Legends e continua a história após um gancho no qual o vilão Apocalipse observa os X-Men ao final do primeiro game. Muito da estrutura anterior se mantém, com o jogador controlando até quatro personagens simultaneamente, heróis e vilões desbloqueáveis, experiência acumulada e upgrades. Como imaginado, o game coloca os X-Men em confronto com o Apocalipse e seus Cavaleiros. Temos diversos personagens jogáveis: Wolverine, Ciclope, Solaris, Dentes de Sabre, Feiticeira Escarlate, Tempestade, X-Man, Homem de Gelo, Vampira, Pyro, Fanático, Magneto, Noturno, Jean Grey, Professor X, Homem de Ferro, Míssil, Groxo, Deadpool, Gambit, a Fênix Negra, Colossus, Cable e Bishop. Vale lembrar que alguns destes personagens são exclusivos para determinadas plataformas, como o PSP e o Windows. Curiosamente Magma, protagonista do primeiro game, não aparece por aqui.
Bônus: Marvel’s Wolverine
Após desenvolver com muito sucesso três jogos da franquia Marvel’s Spider-Man, a Insomniac está produzindo Marvel’s Wolverine, jogo do personagem que será exclusivo de PlayStation 5. Ainda não há uma data de lançamento confirmada.
Leia também: