O PlayStation 4 foi lançado na China em 20 de março de 2015. O início do console no país foi um tanto quanto tímido, marcando o início de um “plantio” que viria a se tornar uma das maiores promessas e acertos da PlayStation em bastante tempo.
Esse início foi quase uma celebração ao fim de um banimento aplicado nos anos 2000 que proibia a venda de consoles no país.
A chegada do PS4 não aconteceu de forma solitária. Logo um ano depois, em 2016, a PlayStation anunciou o seu principal projeto incubador – o PlayStation China Hero Project.
O projeto incubador foi formado basicamente com o intuito de “pavimentar” a estrada. Por conta do banimento dos consoles ter durado tanto tempo, a PlayStation teve que iniciar uma relação praticamente do 0 não só com os consumidores mas com os desenvolvedores do país.
A primeira fase do PlayStation China Hero Project
O começo do projeto teve como foco principal incentivar o desenvolvimento de jogos no país. Confira a lista de títulos dessa fase:
- Immortal Legacy: The Jade Cipher
- Boundary
- Hardcore Mecha
- Lost Soul Aside
- Pervader
- Animal Force
- The Walker
Dos 7 jogos da primeira fase, apenas 3 foram lançados até o momento – Immortal Legacy, Hardcore Mecha e Animal Force. Após uma longa caminhada, Lost Soul Aside chegará no final de Maio.
Quanto aos outros, eles possuem status diferentes. Boundary continua na fase de acesso antecipado na Steam. As informações existentes sobre Pervader são conflitantes mas tudo indica que o desenvolvimento foi cancelado.
The Walker possui uma página na PS Store e seu status aparece como Anunciado, contudo, como era um jogo focado em PS VR, provavelmente seu desenvolvimento também foi cancelado.
A segunda fase do PlayStation China Hero Project
Felizmente, a PlayStation mudou de atitude em relação à segunda fase do projeto, aumentando o nível de suporte e investimento concedido aos jogos.
Os jogos da segunda fase foram:
- F.I.S.T: Forged in Shadow Torch (confira nosso review aqui)
- ANNO: Mutationem (confira nosso review aqui)
- In Nightmare (confira nosso review aqui)
- Evotinction (confira nosso review aqui)
- Ai Limit (confira nosso review aqui)
- Convallaria
- Ran: Lost Islands
Se você consome minimamente PlayStation, você já vai conseguir perceber que a evolução da segunda fase foi monstruosa, com jogos sendo reconhecidos pelo público e se tornando mainstream graças à PS Plus.
Eu tive a oportunidade de fazer o review de 3 deles e são jogos ótimos, cheios de ideias originais que reforçam o quanto o projeto foi uma decisão acertada.
Entre os 7 jogos da segunda fase, 6 já viram a luz do dia e, como você pode ver acima, fizemos reviews de 5 deles! Apenas Convallaria continua em desenvolvimento.
O caso específico de Convallaria é bem peculiar. O jogo acabou atraindo a atenção da PlayStation e será publicado pela empresa, numa movimentação similar à Lost Soul Aside. O produtor do jogo disse em que o projeto estava passando pelo processo de polimento e otimização.
Com o suporte de localização e lançamento da PlayStation, a ideia é lançar Convallaria de maneira simultânea em dezenas de países. O produtor também confirmou que o jogo terá tratamento de GaaS, sendo lançado como um game gratuito mas com passe de temporada e cosméticos pagos.
A terceira fase do PlayStation China Hero Project
Com a maturação do projeto e o aumento abismal do interesse por jogos chineses, a PlayStation começou a usar a iniciativa para preencher o seu catálogo, optando por assumir a publicação de jogos como Lost Soul Aside e Convallaria.
Curiosamente, esses dois jogos fazem parte da Fase 1 e 2 do projeto, contudo, o escopo de ambos se tornou algo tão ambicioso que acabou atraindo a atenção da PlayStation.
Os jogos da fase 3 já apresentam um objetivo maior de exportação e lucratividade. A ideia agora é amplificar o alcance desses projetos e a qualidade dos mesmos. Os títulos desse estágio são:
- Will-Less da Cyaniris Game
- Awaken: Astral Blade da Dark Pigeon Games (leia nosso review aqui)
- Exiledge do estúdio Enigmatrix
- Loulan da ChillyRoom
- Brocade Clad-Guard da CangMo Game Entertainment
- Unending Dawn
- Daba: Land of Water Scar
- The God Slayer
- The Winds Rising
Dos 9 jogos anunciados para a terceira fase, apenas um deles foi lançado até agora – Awaken: Astral Blade.
Com o sucesso enorme obtido por Black Myth: Wukong, espera-se que ao menos um ou mais jogos dessa fase caiam nas graças do público. Daba e The God Slayer são candidatos fortes nesse sentido.
O impacto do projeto até agora
O plantio do PlayStation China Hero Project está sendo tão proveitoso que a Sony decidiu extender seu alcance para outras regiões, anunciando o MENA Hero Project e o India Hero Project.
A PlayStation não é boba e está ciente de que esses três “hubs” são o futuro do desenvolvimento de games. A mão de obra é altamente qualificada e muito mais barata do que desenvolvedores nos EUA por exemplo.
Não somente isso, graças ao background cultural e a visão de mundo, esses desenvolvedores organizam projetos bem inovadores, com conceitos e sistemas que não foram explorados antes no mercado.
F.I.S.T: Shadow Torch e ANNO: Mutationem são dois dos melhores indies que já joguei e isso reforça o quanto a ideia é promissora e pode ser expandida.
Um “golpe” de sorte foi o lançamento de sucesso de Black Myth: Wukong. O jogo da Game Science está beirando as 30 milhões de unidades vendidas e, graças ao esforço iniciado em 2015, a PlayStation era a fabricante melhor posicionada para aproveitar a “rebarba”.
Como aponta o veículo South China Morning Post, a demanda por um PS5 aumentou bastante com o lançamento de Wukong. A expectativa é de que ela só cresça com o lançamento dos jogos mais robustos na fase 3 do projeto!
Um ditado que eu adoro é “quem chega primeiro, bebe água limpa” e a PlayStation segue isso a risca para se consolidar em um mercado com um potencial (e apetite) gigantesco. É claro que hoje o forte do mercado chinês são os jogos mobile, contudo, estamos começando a ver o nível de interesse por jogos premium de console aumentar.
E, bom, ao menos por enquanto, é um mercado praticamente sem concorrência no espaço dos consoles de mesa. A Xbox ainda não se movimentou e tampouco a Nintendo. E, bom, falando particularmente da Sony, emplacar uma IP no mercado chinês pode impulsionar outras frentes da companhia, como a Sony Pictures e a Sony Music.
O que precisa melhorar
Ao meu ver, o PlayStation China Hero Project precisa melhorar em dois grandes sentidos e que se complementam: disponibilidade de informações e marketing.
Até pra preparar esse texto foi uma grande dificuldade. Encontrar as páginas e informações sobre o estúdio é um processo complicado. Boa parte deles não possui uma página e, em vários casos, quando possuem a página ela está completamente desatualizada.
Promover atualizações com uma certa frequência é vital para manter o nível de interesse do público. Os posts do perfil do programa são escassos e poderiam ser melhores.
Isso equivale para o marketing. O caso mais recente, AI Limit, escancarou o quanto a própria PlayStation está alheia às oportunidades. O jogo é bem competente e está com um preço super atrativo, contudo, a companhia falhou em capitalizar isso.
Aos poucos, a PlayStation China está trilhando um caminho de sucesso e é questão de tempo até os títulos auxiliados pela marca conquistarem ainda mais o mundo.