O cinema tem diversas obras icônicas que atravessam gerações em diversos gêneros, com blockbusters capazes de encantar e chocar os espectadores. Fazer uma sequência, entretanto, não é fácil e não são todos os longas que são bem-sucedidos na tentativa de se saírem tão bem quanto a obra original. Pensando nisso resolvemos listar dez excelentes sequências de filmes que enchem os olhos. Confira:
O Poderoso Chefão 2
O Poderoso Chefão 2, de Francis Ford Coppola, foi lançado em 1974 e desponta como um dos melhores filmes da história. O longa acompanha duas histórias em paralelo, retratando a ascensão de Vito Corleone (Robert De Niro) e a expansão do império de seu filho, Michael (Al Pacino). Em meio a conflitos com outros mafiosos e traições no seio familiar, o filme é grandioso e abocanhou diversos prêmios como o Oscar de melhor filme e melhor ator coadjuvante para De Niro e o BAFTA de melhor ator para Al Pacino.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca
O Império Contra-Ataca é venerado até hoje pelos fãs como o melhor filme de Star Wars, trazendo um enredo sombrio e uma das melhores reviravoltas já vistas no cinema até os dias de hoje. No longa de 1980 temos Luke Skywalker (Mark Hamill) e a Aliança Rebelde sendo atacados pelas forças do império lideradas pelo arauto do Imperador, Darth Vader (David Prowse e James Earl Jones). Após um duro golpe, Luke decide ir até Dagobah em busca do Mestre Yoda (Frank Oz), sua última esperança antes de desafiar Vader para um confronto onde uma verdade amarga será revelada.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
O Exterminador do Futuro 2 é lembrado como um clássico da ficção científica ao aprofundar o temido conflito existente no primeiro filme e trazer novos elementos à saga. Aqui temos o retorno de Sarah Connor (Linda Hamilton), mãe do adolescente John (Edward Furlong) – aquele que viria a ser o líder da Resistência. Arnold Schwarzenegger volta a interpretar uma máquina, o androide modelo T-800, mas desta vez seu papel é ao lado dos heróis para garantir a sobrevivência de John. As máquinas, por outro lado, têm ao seu lado o T-1000 (Robert Patrick), um modelo baseado em metal líquido. O filme de 1991 foi muito elogiado por sua história e efeitos especiais, sendo até hoje considerado o ápice da franquia.
Matrix Reloaded
Os fãs mais puristas de Matrix acreditam na supremacia inconteste do primeiro filme, mas há de se reconhecer a grande qualidade de Reloaded, sua sequência. O longa possui grandes sequências de ação e reviravoltas de cair o queixo que mudam a forma como vemos a batalha entre máquinas e humanos. É difícil até hoje conceber a qualidade do diálogo entre Neo (Keanu Reeves) e o Arquiteto (Helmut Bakaitis), além do gancho para o terceiro filme que deixou os espectadores ansiosos por mais. O filme de 2003 também se destaca em fotografia, trilha sonora e uma ambientação muito satisfatória.
Homem-Aranha 2
Homem-Aranha 2 é um excelente filme de heróis, expondo as contradições entre Peter Parker (Tobey Maguire) e seu alter ego de maneira incrível. Sendo lançado em 2004, ele aprofundou a relação entre os personagens, introduziu o excelente vilão Dr. Octopus (interpretado por Alfred Molina) e trouxe algumas das mais icônicas cenas do gênero como o momento no qual o Homem-Aranha usa o próprio corpo para parar um trem em movimento.
Batman: O Cavaleiro das Trevas
O Cavaleiro das Trevas é citado por muitos fãs como o melhor filme de heróis até o momento, com um roteiro de gala, excelentes personagens e um vilão impressionante, o Coringa, interpretado magistralmente por Heath Ledger. No filme o Batman (Christian Bale) continua a cruzada contra os bandidos de Gotham, contando com a ajuda do tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart). O Coringa, ávido pelo caos, lança um ataque imprevisível contra o trio e toda a cidade.
Capitão América: O Soldado Invernal
Capitão América: O Soldado Invernal foi lançado em 2014 e também é referenciado como um dos maiores filmes do gênero de heróis. O longa passa para o tempo presente, em oposição ao seu antecessor, e coloca o Capitão América (Chris Evans) em uma situação difícil quando ele se vê pressionado a escolher segurança ante liberdade. Quando uma conspiração acomete a agência e mata Nick Fury (Samuel L. Jackson), cabe a Steve Rogers lutar contra o ressurgimento da Hydra e desafiar um de seus agentes mais poderosos e estranhamente familiar: o Soldado Invernal (Sebastian Stan).
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Outro filme de 2014, Dias de um Futuro Esquecido é baseado na icônica HQ de mesmo nome e não só é a sequência de X-Men: Primeira Classe, reboot da franquia, como também uma junção entre o novo elenco e o anterior que estrelou a antiga trilogia encerrada com X-Men 3: O Confronto Final. Dias de um Futuro Esquecido traz um mundo destruído pelas Sentinelas, com os mutantes sendo caçados e abatidos a todo momento. A única esperança é enviar a mente de Wolverine (Hugh Jackman) ao passado, de forma que ele consiga convencer o Professor Xavier da época (James McAvoy) a ter esperança e impedir a ascensão das máquinas assassinas.
Planeta dos Macacos: O Confronto
Mais um filme de 2014 para nossa lista, O Confronto é o segundo capítulo do reboot de Planeta dos Macacos que começou em 2011 na Fox. O filme é bem mais sombrio do que o antecessor, com um toque característico do diretor Matt Reeves, e dá maior destaque para os macacos. César (Andy Serkis) e sua família se estabeleceram próximo de San Francisco ao passo que a maior parte da humanidade pereceu na pandemia da chamada gripe símia. Em determinado momento, uma comunidade humana liderada por Dreyfus (Gary Oldman) entra em choque com os macacos. Enquanto César e Malcom (Jason Clarke) buscam evitar o conflito e cooperar, Dreyfus e o macaco Koba (Toby Kebbell) se preparam para uma guerra de grandes proporções.
Duna: Parte 2
Duna 2 encerra nossa lista como um épico de ficção científica cheio de ação, com um roteiro brilhante e uma ambientação maravilhosa. O filme narra a odisseia de Paul Atreides (Timothée Chalamet) que após ser dado como morto no deserto de Arrakis ressurge para liderar os Fremen junto de sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson). Sua luta o coloca em conflito mais uma vez com a família Harkonnen, arquiteta da queda de sua casa, e o faz avançar na direção de uma profecia amarga para todo o universo. O filme foi lançado neste ano (2024) e possui uma grande aprovação entre a crítica e o público, despontando como um dos grandes medalhões do gênero.
E você? Quais são suas sequências favoritas de filmes?
Leia também: