Depois de muitas horas de jogo na vila com o estilo todo oriental, Monster Hunter Rise: Sunbreak traz novos ares para o game com uma nova vila, novos mapas, novas habilidades, mais NPCs e muita novidade. A Capcom cumpriu o que prometeu e a DLC é bem recheada de conteúdo novos adicionando mais horas de jogo e caçadas muito mais dinâmicas. Já adianto que a DLC é item obrigatório para qualquer caçador que queira desbravar as terras de Monster Hunter Rise.
Nova vila
Primeiramente quero apresentar a nova vila chamada Elgado, este posto avançado me lembra muito a vila do Monster Hunter World. A vila conta com um clima praiano no meio da ruina de uma torre medieval bem bonita, além de ser prática por que conseguimos fazer tudo ali naquela área sem precisar de tela de loading.
Companheiros mais úteis
Na DLC, os Palamutes (cachorros) ficaram muito mais úteis pois agora eles têm uma mochila extra, para o caçador guardar itens que recolhe nos mapas e eles tem um super faro, podendo farejar tudo que você marcar para ele farejar. Os itens que ele encontra ficam marcados no mapa, até mesmo os passarinhos que concedem buffs.
As missões de seguidores também foram adicionadas. Essas missões são tarefas solos que jogamos com um NPC da história. Diversos NPCs foram adicionados, o que permitiu que o jogo forneça uma quantidade enorme de missões. Cada NPC joga com alguma arma específica e quando você cumprir a missão com aquele NPC, você ganhará afinidade com eles.
O que me surpreendeu é que eles são inteligentes. Eles curam o caçador, se curam, montam em outros monstros para bater no monstro alvo e recua.. Inicialmente não criei muitas expectativas para os seguidores, mas a IA foi muito bem trabalhada.
Novas habilidades
Foi adicionado também 2 pergaminhos, um vermelho e um azul onde podemos equipar habilidades diferentes e personalizar cada um deles para se adaptar melhor ao seu estilo de caçada. O melhor de tudo é que podemos trocar entre eles no meio da batalha, tornando o jogo mais dinâmico. Cada arma ganhou novas habilidades, que olhando separadamente parece pouco mas são 14 armas então entregaram muitas novas possibilidades.
No início trocar os pergaminhos pode ser complicado, mas é tudo questão de treino, não desista!
Novas armaduras e adornos
Com a chegada dos novos monstros que ao todo são 17. 17? Só? Calma que a Capcom já tem um calendário dizendo que irá lançar mais monstros para ser caçados. Com a chegada deles se abriu novas possibilidades de builds, adicionando diversas armaduras, armas e adornos. Agora tem adornos de lvl 4 e adornos de frenesi que ocupam um slot especial para ele. Eu ainda não consegui encaixar esses adornos de frenesi na minha build. As habilidades deles são muito especificas mas tenho certeza que a comunidade vai utilizar os itens muito bem em suas builds.
Dangos muito mais potentes
Comer no Monster Hunter sempre foi muito importante, mas agora os dangos ficaram muito mais fortes, com os dangos saltitantes. Saltitantes porque saltam de nível e quanto maior o nível menor a chance de ativação, mas melhor o bônus que o dango dá. Os níveis de dango são 4, 3 e 1. Agora temos que pensar bem em qual dango colocar primeiro pois será o mais forte e pode mudar toda a dinâmica da batalha. Por exemplo o dango de atordoar o monstro no nível 4 é muito forte, o alvo toda hora fica atordoado.
Rank Mestre é desafiador?
A DLC adiciona o Rank Mestre, que seria um pós game com uma dificuldade mais elevada. Como já sabe o Monster Hunter Rise é o jogo mais amigável para novos jogadores dá franquia, por que ele foi pensando em ser um jogo de Nintendo Switch para ser jogado de maneira rápida e descontraída e não passar 40 minutos em uma missão como acontecia nos outros jogos da franquia.
O Rank Mestre tem uma dificuldade mais elevada que o jogo base, os monstros se movimentam mais rápidos e são relativamente mais fortes, mas não chega a ser uma dificuldade realmente desafiadora como nos antigos.
Depois que acaba a história principal do Rank Mestre, é liberado missões de anomalia onde os monstros que são enfrentados estão sendo sugados por sanguessuguinhas chamadas de Qurio, que ficam em volta deles deixando-os irritados e mais fortes, e é nessas missões que vemos aquele desafio que gostamos.
Vida selvagem salvando vidas
Agora tem mais 2 tipos de cabinsetos: os de rubi e os de ouro, que ajudam na hora de montar no monstro dando buff específicos. O de ouro faz que o monstro deixe cair mais partes dele e o de rubi faz com que cause mais danos ao monstro.
As aranhas marionetes são encontradas pelo mapa do jogo. Quando elas são jogadas nos monstros, o caçador pode puxar o bicho para alguma direção abrindo um leque de opções. Uma dessas opções, por exemplo, é fazer com que ele bata a cara na parede, deixando-o atordoado por um tempo. Outro inseto presente é o besouro estrela. Essas criaturas ficam na parede como se fossem um alvo. Quando os monstros são arremessados nele, eles passam a receber dano extra.
Toda fauna do game ajuda bastante no combate, logo, é crucial saber usar cada um deles ao seu favor, tornando o jogo mais fácil.
Vale MUITO a pena jogar Monster Hunter Rise: Sunbreak
Como eu disse logo no começo da review, a DLC Sunbreak é um item obrigatório para quem tem e gosta de Monster Hunter Rise, porque adiciona uma quantidade muito vasta de conteúdo. Essa review é apenas um resumo de tudo que você pode encontrar nessa DLC. Muito mais coisas te aguardam nessa sua nova jornada por Elgado. Se prepare para esse novo desafio. Muitas coisas serão adicionadas mais para frente, o que irá complementar cada vez mais a nossa expêriencia.
Considere ler também: