Call of Duty, da Activision, é visto como um importante ativo para um console pelas fabricantes dos aparelhos, se levarmos em conta declarações da Sony para o Cade, orgão regulador de mercado do Brasil, quando questionada sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
O Cade, assim como outros órgãos do mundo inteiro, está avaliando a compra da empresa pela Microsoft, e vendo se existem práticas anticompetitivas envolvida na situação. De acordo com documentos compartilhados por usuários do fórum ResetERA, a autoridade falou com a Sony, Ubisoft, Google, Amazon e outras empresas para avaliar o negócio, e no caso da fabricante da Sony as respostas foram as mais interessantes.
A Sony falou para a autoridade que Call of Duty é algo essencial, e que está preocupada com a possibilidade de a série, se tornando exclusiva de Xbox no caso da aquisição, influencie os compradores a abandonarem o PlayStation e focarem no console da Microsoft.
A fala é condizente com ações da Sony desde que a aquisição foi anunciada, que vem manifestando publicamente o desejo que a série de FPS militares continue disponível no PlayStation – algo que a Microsoft se comprometeu a fazer.
O Call of Duty da Activision é um jogo essencial: um “blockbuster”, um jogo do tipo AAA que não tem rival. De acordo com um estudo de 2019: “A importância de Call of Duty para o entretenimento de modo geral indescritível. A marca foi a única PI de videogame a entrar no top 10 de todas as marcas de entretenimento entre fanáticos, juntando-se a potências como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter e Lord of the Rings.” Call of Duty é tão popular que influencia a escolha do console pelos usuários e sua rede de usuários fiéis é tão arraigada que, mesmo que um concorrente tivesse orçamento para desenvolver um produto semelhante, não seria capaz de rivalizar.
Sony, em pronunciamento enviado para o Cade.
Não se sabe ainda o veredito do Cade nem de outras autoridades mundiais de regulação de mercado sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, mas os comentários da Sony não deixam de ser interessantes e mostrar que mesmo com exclusivos fortes, existem títulos multiplataformas que, para as empresas, são importantíssimos para suas vendas.
Confira também no Desconto em Games:
Detalhes do próximo Tomb Raider podem ter sido vazados; confira
Fonte: EuroGamer