A compra da Activision Blizzard King pela Microsoft tem sido um assunto recorrente no mundo dos videogames. Com a aquisição sendo analisada por órgãos reguladores, alguns dados referentes às empresas envolvidas acabam sendo divulgados como, por exemplo, informações sobre o Xbox Game Pass.
Desta vez, novas informações surgiram através da análise feita por um órgão regulador brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão aprovou a compra sem ressalvas e apresentou documentos que contêm informações sobre empresas dos ramos dos jogos. Assim, foi revelado que a Microsoft conseguiu arrecadar 2,9 bilhões de dólares com o Game Pass. Os dados levam em conta o ano de 2021.
Uma vez que a receita anual fiscal da divisão Xbox é de 16,28 bilhões de dólares, o Game Pass representa por volta de 18% deste montante. Quando comparamos com o setor de serviços da Microsoft Gaming, no entanto, esse valor passa para 30% do total.
Ainda é preciso se ter em mente que estes números são relativos aos consoles, não levando em conta assinaturas de Game Pass no PC. Também não foi especificado se nestas contas estão inclusas vendas de jogos em promoção para assinantes ou DLCs compradas e microtransações realizadas através do serviço.
O Xbox Game Pass é um serviço de assinatura que pode ser utilizado em consoles Xbox e PCs. O serviço permite o acesso a um catálogo variado de jogos, preenchido frequentemente com lançamentos. Entre os títulos disponíveis há Assassin’s Creed: Odyssey, Doom: Eternal, Gears 5 e Halo Infinite. A assinatura da modalidade Ultimate do serviço permite também jogar através da nuvem (Cloud), removendo a necessidade de hardware dedicado para usufruir a diversos dos jogos disponíveis.
Fonte: Eurogamer