Uma das características marcantes de The Witcher 3: Wild Hunt é o grupo que empresta o nome ao subtítulo do game. A Caçada Selvagem, famosa por seu aspecto fantasmagórico e assustador, é uma horda de cavaleiros que se coloca como principal antagonista da obra. Mas quais foram as inspirações que levaram à criação deste inimigo?
Elfos fantasmagóricos
Primeiramente, devemos relembrar o que é, de fato, a Caçada Selvagem em The Witcher. Pelos humanos ela é descrita como um grupo hostil que cavalga os céus durante ocasiões como a Lua Cheia e é um mau presságio. Os camponeses relatam que crianças são sequestradas e voltam anos depois, sem memórias do que ocorreu. Em realidade, a Caçada Selvagem é um grupo de elfos poderosos. No universo de The Witcher existem diferentes raças de elfos, havendo por exemplo os Aen Seidhe, elfos que se encontram no continente dos humanos. Já os Aen Elle, divisão à qual pertence a Caçada, se mantêm em Tir ná Lia. O líder dos Aen Elle era Auberon Muircetach e seus planos nos livros originais da franquia eram obter os poderes de Ciri, a Dama do Tempo e do Espaço, concebendo um filho com ela. Suas pretensões, porém, falharam quando o próprio Auberon morreu, dando espaço para um de seus subordinados, Eredin Bréacc Glas, ascender como chefe dos Aen Elle e Rei da Caçada Selvagem.
A Caçada Selvagem e o folclore
The Witcher é uma obra que bebe muito de elementos do folclore europeu (mais especificamente seus países do leste) e também da mitologia nórdica. Em relação a este último arcabouço, temos como exemplo as menções a Ragh nar Rog, Hemdall e Freya. A Caçada Selvagem dos jogos, por óbvio, é inspirada no material dos livros de Andrzej Sapkowski. Mas este tema não é exclusivo de The Witcher. Prova disso é que a Caçada também surge em obras como Teen Wolf e Os Instrumentos Mortais. Qual é, então, sua origem?
A Caçada Selvagem é, na verdade, uma história recorrente do folclore do velho continente, surgindo como um grupo de seres mágicos que se movimentam pela terra ou pelos céus. Podem ser elfos, fadas ou espíritos de mortos. Se tratando de elfos, vemos outra possível grande inspiração para The Witcher: Auberon é um nome muito semelhante a Oberon, que é o rei destes seres em Sonho de Uma Noite de Verão, peça de William Shakespeare. Na literatura medieval Oberon é o rei das fadas, seres que também são associados à Caçada.
Uma característica curiosa é que por diversas vezes a Caçada é relacionada não só a cavaleiros e suas montarias, mas também a cães, que historicamente também foram usados como caçadores. The Witcher aproveita isto e traz a figura dos Cérberos da Caçada Selvagem. Outro tema é o frio, adotado nas histórias do bruxo como associado à Caçada. Este elemento aparece em versões da lenda, uma vez que muitas vezes o inverno traz morte pela falta de colheitas, pelas temperaturas em si e, segundo os mitos, pelos cavaleiros desta horda mágica.
A ideia de uma “Caçada Selvagem” é consolidada em um livro de um dos irmãos Grimm (Jacob) que fala sobre mitologia comparada. Ela teria relação com os mitos germânicos e pagãos, ganhando de Grimm o título em alemão Wilde Jagd – correspondendo ao nome que conhecemos em português.
Variantes
A Caçada possui diversos líderes de acordo com onde a história é contada. Talvez, por isso, também exista uma grande variedade de denominações. Nomes como Caçada de Wodan, Caçada de Herodes, Hoste de Almas, Caçada de Caim e Cães de Gabriel são alguns utilizados para intitular uma história que muitas vezes se repete: os espectros que atravessam o mundo podendo ou não causar consequências malignas. Pessoas podem ser sequestradas, assim como faz a Caçada em The Witcher, e só retornar posteriormente. A morte é frequentemente associada ao grupo, como se ele fosse uma presença hostil ao mundo dos vivos. Esta relação é trabalhada em The Witcher em eventos como a Cerimônia dos Antepassados, onde o retorno de pessoas mortas é real e seus parentes têm chance de lhes pedir perdão e se despedir. A Cerimônia não é relacionada à Caçada no game, mas a existência destes elementos na obra mostram o domínio da CD Projekt Red sobre o folclore e as lendas envolvendo um mundo pagão.
A Caçada não necessariamente é associada a elementos maléficos, sendo em algumas histórias liderada até mesmo pelo Rei Arthur. Uma vez tendo encerrado sua história de maneira sobrenatural (muitas vezes indo à ilha de Avalon), Arthur lideraria a Caçada, em uma provável referência à sua promessa de voltar à Inglaterra quando necessário. Há também, eventualmente, a participação de mulheres na Caçada. Outro personagem associado ao grupo é Wodan, como visto anteriormente. Este nome refere-se a um deus associado a como se chama a quarta-feira no idioma inglês, Wednesday, e que possui como equivalente Odin.
O Bando de Hellequin e a Caçada Selvagem
Uma interessante versão da Caçada Selvagem é o Bando de Hellequin, variante francesa mencionada de maneira mais completa pelo monge anglo-francês Orderico Vital. Ele viveu de 1075 a 1142 e obteve o relato do padre Walchelin, também normando. Walchelin menciona ter, no evento narrado para Vital, encontrado certa vez uma uma série de vilarejos destruídos. Originalmente ele imaginou que pertenciam a Roberto de Bellême, nobre de Montgomery. Vital encontrou um gigante com um cajado, que lhe deu a tarefa de observar o que estava por vir. Vale lembrar que a Normandia era uma região que por diversos anos fora tomada pela guerra com os espólios de Guilherme, o Conquistador ainda presentes.
Vital alega ter visto grupos de criaturas em seguida. O primeiro constituía-se de soldados e animais de carga. Entre a tropa, Vital teria reconhecido rostos familiares. Depois apareceram escavadores, anões e mulheres montadas a cavalo. Todos estavam em condição de incessante sofrimento. Ao cortejo somavam-se padres, monges, bispos e abades carregando uma cruz e pedindo orações a Walchelin. O normando percebe que o grupo era o Bando de Hellequin, uma procissão macabra e, para obter provas, tenta obter um cavalo da procissão. Quando sua ação é descoberta, um dos cavaleiros do grupo lhe envia em uma tarefa envolvendo a devolução de um moinho. Walchelin se recusou a realizar a função de mensageiro, sendo pego pelo pescoço e somente solto ao invocar a Virgem Maria. Outro cavaleiro impede maiores complicações, se revelando como irmão do próprio Walchelin. Ele retorna aos companheiros após narrar suas ações erráticas que o levaram ao Bando, ao pedir para Walchelin que implore por ele e também que o próprio padre se arrependa de seus pecados e se comporte bem, uma vez que morreria em pouco tempo. A tropa, a seguir, vai rumo à perdição, sendo algo que só poderia ser evitado com a conversão e a oração.
O nome de Hellequin é mencionado também como Herlequin ou Helething, parecendo ter uma origem alemã. Os termos utilizados na construção do nome seriam Heer (exército) e Thing (assembleia dos guerreiros livres), em uma concepção que lembra as lendas envolvendo Wotan.
Sagrado e profano
O Bando de Hellequin aparenta ter um caráter eminentemente religioso, sendo uma espécie de purgatório na Terra. Na Idade Média muitas das tradições e lendas pagãs foram absorvidas pela Igreja Católica em um esforço de converter as pessoas. Poderia ser, talvez, o objetivo de Vidal ao disseminar este relato. O grupo, citado em A Vida Secreta da Idade Média (de autoria de Elena Percivaldi) aparece em inúmeros textos históricos e também nas obras de Jacques Le Goff. Outros nomes e histórias associados ao Hellequin são Herla, Alichino e Erlking. O próprio Hellequin seria um demônio que lideraria a hoste. Vale lembrar que The Witcher possui diversos conflitos religiosos e, em seu terceiro game vemos a Igreja do Fogo Eterno tentando impor sua ordem à força em Novigrad e também em uma província da Teméria, Velen. Nesta última as práticas se afastam da ideia de uma Igreja tradicional e se vinculam a uma ancestralidade vinculada à Natureza, à antiguidade e a uma diferente interpretação do que é sagrado.
O nome de Eredin lembra um pouco Hellequin e suas denominações associadas, além de seu título como Rei da Caçada Selvagem. Outra menção digna de nota é Caranthir, um dos tenentes mais leais da Caçada e que não é o primeiro elfo com este nome. Caranthir é também o quarto filho de Fëanor, criador das Simalrils no vasto universo de Senhor dos Anéis.
Por último, vale destacar que a lenda do Bando de Hellequin é relacionada a criações como o Arlequim, como o leitor pode imaginar. Houve a transformação em um palhaço que possui um triângulo amoroso com a Colombina e o Pierrot e cuja tradição foi exportada para diversos países, incluindo o Brasil. De demônio implacável e rei de um cortejo de morte, Arlequim passou a figurar nas comédias de maneira muito mais amena. Uma de suas maiores representações na cultura pop é a personagem Harley Quinn, inimiga do Batman. Seria ela uma prima distante de Eredin?
Seja como for, a Caçada Selvagem ainda é um elemento que irá perdurar. Prova disso é seu papel de antagonista na terceira temporada de The Witcher da Netflix. Quando vemos ideias pré-concebidas sendo usadas por autores deve se atentar à interpretação utilizada, algo no qual Sapkowski e a CD Projekt RED com certeza acertaram. Ao deixarem o grupo em evidência tornaram um tema antigo muito rico em conteúdo ainda mais famoso e capaz de gerar diversas tramas e enredos de encher os olhos. Seja como for, cuidado na Lua Cheia: a Caçada Selvagem pode aparece nos céus.
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