Se você está procurando uma lista com os melhores jogos indies de 2023, sua procura chegou ao fim! Com o final do ano praticamente entre nós, resolvi produzir essa lista com os melhores exemplos de jogos “indies” que foram lançados em 2023. Felizmente o ano foi muito bondoso com esses games de menor escopo e os fãs puderam se esbaldar com ótimos lançamentos.
PS: Para a confecção da lista, considerei um jogo indie como um projeto de escopo menor podendo ter ajuda de uma publisher. Como a denominação tem se perdido cada vez mais, foi a forma que encontrei para produzir a lista com mais clareza possível.
PS2: Não incluímos Dave the Diver na lista por ser um jogo produzido por um estúdio da Nexon.
Os melhores indies de 2023
9) Dredge
Desenvolvido pela Black Salt Games e publicado pela Team17, Dredge é um jogo diferente de quase tudo presente na indústria. Estruturado como um jogo de pesca, nosso objetivo é coletar os peixes, ir embora antes que a barra de pânico atinja limites altos e vender tudo que pescamos para obter novos equipamentos. Com um ciclo de dia e noite, Dredge é altamente viciante e poético. Com uma narrativa forte e impactante, é um prato cheio para quem busca uma experiência diferente.
8) Bramble: The Mountain King
Bramble: The Mountain King foi desenvolvido pela Dimfrost Studio e teve publicação assinada pela Merge Games. Inspirado em contos do folclore da escandinávia, Bramble é protagonizado por um garotinho chamado Olle que parte em uma jornada assustadora com a finalidade de salvar sua irmã Lillemor. O projeto foi muito elogiado por mesclar os terrores da aventura com a jornada de crescimento de Olle.
7) Planet of Lana
Desenvolvido pela Wishfully Studios e publicado pela Thunderful, Planet of Lana é um jogo 2D de aventura e resolução de puzzles. Com visuais fortemente inspirados no Studio Ghibli, o game é protagonizado por Lana, uma garota que se vê em uma jornada emocionante enquanto ela explora um planeta invadido por máquinas que sequestraram a sua irmã.
6) The Last Faith
Desenvolvido pela Kumi Souls Games, estúdio encabeçado por dois irmãos da Itália, The Last Faith é um metroidvania altamente competente publicado pela Playstack. Com uma atmosfera gótica, o game é inspirado nos jogos Souls, entregando um combate viciante e um mundo cheio de segredos.
5) Humanity
Humanity é um jogo de resolução de puzzles protagonizado por um Shiba Inu que precisa guiar multidões de pessoas até a salvação. Ao todo são 90 estágios no modo história que demandam que o jogador use seu cérebro ao máximo. O título foi disponibilizado na PS Plus Extra e, até o momento da escrita desse texto (20/11/23), ele continua disponível no catálogo.
4) Blasphemous 2
A brilhante sequência da Game Kitchen. O estúdio espanhol agiu em cima de todos os acertos e erros do primeiro jogo, criando um metroidvania que beira a perfeição e com uma lore fantástica.
3) A Space for the Unbound
Desenvolvido pela Mojiken Studio e publicado pela Toge Productions, A Space for the Unbound conta uma história emocionante protagonizada por Atma, um jovem que está perto de terminar o ensino médio com sua namorada e não tem ideia do que fazer com a sua vida. Ambientada em uma cidadezinha charmosa da Indonésia nos anos 90, a jornada de A Space for the Unbound é inesquecível.
2) Cocoon
Desenvolvido por Jeppe Carlsen, dev veterano que trabalhou em LIMBO e Inside, Cocoon coloca os jogadores para resolverem puzzles engenhosos em uma aventura para revelar um grande mistério cósmico. Com o selo de publicação da Annapurna Interactive, você já sabe que um jogo de grande qualidade o espera!
1) Sea of Stars
O grande vencedor da nossa lista. Feito com muito carinho e paixão pela Sabotage Studio, Sea of Stars entrega uma aventura épica que acaba servindo tanto quanto uma carta de amor para os JRPGs quanto uma revitalização necessária para o gênero. É difícil se esquecer de Garl e cia. após mergulhar nesse belíssimo mundo construído pelo estúdio.
Leia nosso outro especial: – Os melhores metroidvanias de 2023 (republicadg.com.br)