Por essa pouca gente esperava. Em uma entrevista para o Financial Times, Phil Spencer deu declarações fortes e praticamente desenhou a nova filosofia da marca. Ao explicar a “nova” estratégia, Phil foi bem enfático ao falar que a maior parte dos jogadores da marca não estão nos consoles.
Vale destacar que o braço de Games da Xbox agora é gigantesco e, com a chegada da Activision e da King, uma quantidade enorme de jogadores estão no ecossistema mobile. O PC e a Cloud também compõem uma parcela significativa de players.
“Nova filosofia” explicada
Apesar de ser óbvio para uma pequena quantidade de pessoas, Phil voltou a falar sobre as mudanças planejadas pela marca. A margem de lucro da venda de hardware é baixíssima, isso quando existe lucro. O grosso da receita é gerado pela venda de softwares.
Em virtude disso, expandir a disponibilidade dos softwares (jogos) para novas plataformas consequentemente vai aumentar a receita da marca e ajudar a torná-la mais competitiva. Estamos em uma época onde a geração de valor pode acontecer de diversas formas que vão além da exclusividade e a Xbox pretende capitalizar agressivamente em cima disso.
O próprio Satya Nadella, CEO da Microsoft, já afirmou publicamente que não gosta do senso de exclusividade que existe na indústria dos games e que só aplicam isso na Xbox por conta da concorrência.
Vale destacar, no entanto, que a Xbox pode se dar o luxo de abrir mão completamente da exclusividade de seus jogos caso ela queira. A empresa é subsidiária de uma das três maiores companhias do mundo, além de ser composta por múltiplas publishers que são consideradas as maiores do setor.
No caso da Nintendo e da PlayStation, as exclusividades são essenciais para manter a competitividade e atratividade de seus consoles, servindo como forte ferramenta de fidelização de clientes.
PlayStation pensa o mesmo
Apesar de parecer uma filosofia específica da Xbox, a PlayStation tem dado indícios de pensar exatamente da mesma forma. Já faz um tempo que a companhia começou a se movimentar, criando as divisões PlayStation PC e PlayStation Mobile.
Helldivers 2, o mais novo exclusivo da SIE, teve o maior lançamento da história da marca no PC. Em seus relatórios fiscais, a PlayStation alegou que pretende transportar diversas de suas IPs para o universo mobile.
A tendência no longo prazo é de que a PS comece a flexibilizar ainda mais sua visão sobre exclusividades, liberando IPs específicas nas plataformas Nintendo e Xbox.