Durante o evento gamescom latam realizado entre os dias 26 e 30 de junho de 2024, a equipe da República DG teve a oportunidade de entrevistar Pedro Caxa, Head de Games e Marketing da empresa TecToy. Confira a seguir todas as novidades sobre o Zeenix, o novo PC portátil que veio para dominar o mercado brasileiro!
República DG – A TecToy está voltando com tudo para o mercado brasileiro. Por qual motivo a empresa resolveu voltar neste momento?
Pedro Caxa: A TecToy já queria voltar para o mercado de games há algum tempo. Depois que a empresa se juntou ao grupo Transire, responsável pela automação e máquinas de pagamento, acabou se consolidando em outro mercado e agora ela tem força e estrutura para voltar ao mercado de games com força total.
Nós vimos uma oportunidade vendo o crescimento do segmento de PCs portáteis aqui no Brasil, que não chegavam de forma acessível. Aqui nós temos modelos muito caros ou modelos que só chegam pelo mercado cinza. Então estamos trazendo não só um, mas dois modelos para públicos diferentes, com custo-benefício “legal”. Então nós tínhamos uma janela, uma oportunidade de voltar com força total.
República DG – Através da Zeenix, a marca chega com dois PCs portáteis. Quais são as pretensões com esses dois produtos? E os esforços vão ser mais locais ou vocês pretendem vender eles globalmente?
Pedro Caxa: Não, agora nosso foco é completamente no Brasil. Nós pensamos e temos planos para no futuro expandir para a América Latina e ir subindo. Mas agora, nós queremos muito conquistar o Brasil, que é a nossa casa, o nosso lugar. A gente tem que estar forte aqui antes de ir pra fora, né?
Acreditamos que o Lite e o Pro vão ajudar muita gente nisso porque temos o modelo mais barato, mas que atende a maioria das necessidades e aquele modelo mais “parrudo”, mais top para o público entusiasta.
República DG – Além dos PCs portáteis, foram anunciados produtos como teclados e mouses. Vocês estão indo atrás de um público que busca produtos com preços premium ou pretendem seguir mais a linha de preços acessíveis para os brasileiros?
Pedro Caxa: Nós estamos com a filosofia de tudo que for lançar, teremos o mais barato e o mais caro. Então, o mais barato, claro, para ser mais custo-benefício e atender a maior parte da galera, e o mais premium para mostrar que a marca consegue trazer produtos premium e é capaz de atender esse público também.
Tudo que estamos fazendo, sempre teremos o Lite e o Pro.
República DG – Como vai ser a experiência de compra desses produtos? Vocês pretendem vender eles diretamente ou vão trabalhar com grandes varejistas?
Pedro Caxa: De início, nosso primeiro plano é vender diretamente ao público, mas já existem planos de ir para as grandes varejistas também.
República DG – A esteira de produtos da Zeenix é bem ampla e coloca o país em evidência no cenário global de games. Existe algum tipo de incentivo do governo?
Pedro Caxa: O Brasil é um país complicado de trabalhar com games, e a gente precisa fazer uma “dancinha” ali para “desenrolar” e por enquanto, a linha Zeenix se sustenta somente com seu plano de negócios. Nós não temos nada além da gente mesmo. O individual, a própria empresa, isso tudo é iniciativa da Tectoy.
República DG – Além dos produtos físicos, foram anunciados dois jogos – Damned 2 e Master Lemon. O que podemos esperar desses dois jogos? Eles contarão com localização completa?
Pedro Caxa: Sim! São dois novos jogos que vão chegar… São dois jogos brasileiros. Isso é uma coisa muito importante para falar, que a nossa publisher vai ter muito foco em jogos brasileiros. E aqui no nosso estande, dos 11 jogos que estão disponíveis para a galera jogar, 9 deles são brasileiros.
A gente quer ser esse o motor da indústria BR, a gente quer ajudar e apoiar os outros desenvolvedores. E eu acho que tanto o Master Lemon quanto o DMD2 mostram que nós queremos ter uma line-up bem diversa. Então, a gente tem o jogo de aventura pixel art, juntamente com o de terror em 3D. E ambos rodam nos dois modelos de Zenix!
República DG – O que é mais desafiador, publicar jogos ou trabalhar com produtos físicos?
Pedro Caxa: Trabalhar com produtos físicos um milhão de vezes. É porque hoje a logística para jogos é basicamente publicar em uma plataforma online como Steam, Epic ou até mesmo nos consoles, nas lojas dos consoles.
A gente precisou pensar toda a linha e toda a cadeia da fabricação até a chegada na casa da pessoa para o Zeenix. Então é um trabalho bem longo, bem tenso e tem toda a parte de assistência técnica, garantia. Isso é muito mais trabalhoso, mas também recompensador!
República DG – Temos uma previsão de valores do Zeenix?
Pedro Caxa: Nas próximas semanas. Nas próximas semanas revelaremos tudo!
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