Com a proximidade do lançamento de Black Myth, o personagem Wukong nunca esteve tão em alta. Protagonista de um dos maiores mitos da cultura chinesa, o Rei Macaco já foi destacado em vários formatos de mídia.
Nessa lista, eu trago os melhores jogos protagonizados por Wukong, uma figura marcante que permeia toda a indústria do entretenimento.
Enslaved: Odyssey to the West
O primeiro jogo da nossa lista é Enslaved: Odyssey to the West, jogo desenvolvido pela Ninja Theory (sim, os responsáveis por Hellblade).
O game mescla elementos de aventura e ação em terceira pessoa. A história, que se passa em um ambiente futurista pós-apocalíptico, coloca Monkey (um rapaz com características bestiais e que usa um cajado) numa jornada de escolta de Trip, uma mulher em perigo.
Os dois personagens são ligados por um dispositivo que, no jogo, faz alusão à bandas de escravidão. Trip foi a responsável por colocar o dispositivo em Monkey. Caso ela morra, Monkey também morre. Isso acaba servindo como pontapé para o desenvolvimento da relação entre os dois.
A história, que começa como uma simples jornada de escolta, acaba tendo vários desdobramentos e plottwists. O final do jogo inclusive entrega um dilema moral interessantíssimo.
Surpreendentemente, o jogo teve até o envolvimento de Alex Garland, roteirista e diretor premiado. Seu trabalho mais recente, o filme Guerra Civil, tem conquistado vários elogios ao redor do mundo. Andy Serkis, conhecido por dar vida à Gollum na franquia Senhor dos Anéis, interpretou Monkey.
Monkey King: Hero is Back
Monkey King: Hero is Back é um jogo licenciado. Ele é baseado no filme de animação de mesmo nome. Surpreendentemente, o título contou com um grande envolvimento da Sony.
Na trama, acompanhamos Sun Wukong, o lendário macaco que, após se revoltar contra o Céu e seus habitantes, acaba sendo aprisionado em um bloco de gelo pelo Buddha.
Após trolls da montanha atacarem um vilarejo perto da caverna em que Wukong está aprisionado, um jovem acaba liberando o macaco de sua maldição, dando início à uma jornada de superação e formação de vínculos.
A jogabilidade mescla elementos de plataforma com ação, lembrando os saudosos jogos do PS2 que seguiam a mesma proposta. Aqui, temos uma representação mais fiel da personalidade cáotica e rabugenta de Sun Wukong, afinal, estamos falando de uma obra chinesa.
Apesar dos combates simples, afinal, é um jogo destinado ao público infantil que tenha gostado do filme, Monkey King: Hero is Back diverte e cumpre bem o seu propósito.
Unruly Heroes
Unruly Heroes é um jogo francês que apresenta sua própria versão da Jornada para o Oeste. Ele é protagonizado por quatro personagens importantes no conto: o próprio Wukong, Sanzang, Kihong e Sandmonk.
Cada um dos personagens possui suas próprias habilidades e perks. Com um level design fortemente inspirado em Donkey Kong, o jogo tem uma narrativa mais leve e humorada, distanciando-se do tom sério da obra original.
O jogo foi bastante elogiado pela qualidade das animações dos personagens.
Black Myth: Wukong
Eu encerro essa lista com uma escolha polêmica. Sim, estou apontando um jogo que ainda não foi lançado como um dos melhores referentes ao personagem. Mas tenho meus motivos.
Primeiramente, por mais que Wukong tenha influenciado e seja homenageado em dezenas de jogos e filmes, poucas obras apresentam “Wukong” como protagonista. Em segundo lugar, diferente do Hero is Back citado acima, temos aqui uma narrativa mais madura e que promete entregar reviravoltas em sua trama.
Além disso, partindo do ponto de vista de difusão de cultura, Black Myth: Wukong certamente vai ajudar a popularizar a lendária figura mitólogica.
Além de ter um orçamento e roupagem de AAA, o jogo está dentro de um dos gêneros mais populares da indústria – o soulslike. Isso por si só deve atrair VÁRIOS jogadores.
Wukong em outras obras
Caso você queira ter um contato maior com o personagem fora dos games, segue algumas indicações de obras que foram diretamente inspiradas ou que contam com a presença dele:
- Anime: Dragon Ball (Goku é praticamente uma releitura de Wukong)
- Filme: O Reino Proibido (O divertido filme reúne Jackie Chan e Jet Li em uma jornada épica)
- Animação: A Lenda do Rei Macaco – A Volta do Herói
- Livro: Jornada ao Oeste