O lançamento de Call of Duty: Black Ops 6 trouxe uma novidade que se tornou polêmica na comunidade. Isso porque um novo sistema de áudio espacial foi implementado no jogo, mas ele não é totalmente gratuito.
O sistema de áudio, chamado Immerse Spatial Audio, é desenvolvido pela Embody e agora está presente no novo jogo da Activision. Ele é um sistema de áudio 3D semelhante ao Dolby Atmos, DTS: X e Tempest 3D.
Mas afinal, ele é pago ou não?
Em resumo, seu uso dentro do jogo é gratuito. A Treyarch e a Embody criaram um perfil de áudio chamado “universal“, que pode ser utilizado por todos os jogadores.
Entretanto, caso o jogador queira criar um perfil pessoal, com mixagens e definições ao seu gosto, é necessário comprar uma licença, que está sendo vendida por 20 dólares (preço no Brasil a definir) e tem validade de 5 anos.
A venda de licenças para a utilização de áudio 3D é comum, como nos já citados Dolby Atmos e DTS, que são comercializados no Xbox e PC. No PlayStation, a utilização do Tempest 3D é totalmente gratuita, visto que a própria Sony desenvolveu o sistema e não precisa pagar royalties a outras empresas.
De qualquer maneira, caso você queira utilizar o perfil universal criado pela Embody, ou já prefira utilizar outros sistemas, como Dolby Atmos ou Tempest 3D, não há necessidade de comprar uma licença. Porém, caso você entenda de mixagem de som e se interesse pelo novo sistema implementado no Call of Duty, a venda está disponível.
O que você achou do novo sistema de áudio do Call of Duty: Black Ops 6? Deixe sua opinião nos comentários
Veja também: