Com o início do acesso antecipado de Indiana Jones e o Grande Círculo, a grande mídia já teve a oportunidade de testar o jogo. Entre os destaques, a Digital Foundry, especialista em análises técnicas, realizou uma avaliação detalhada da versão para Xbox Series X|S.
Surpreendentemente, mesmo utilizando ray tracing para iluminação global e apresentando requisitos altos no PC, o jogo teve um desempenho excelente nos consoles. Ele consegue manter uma resolução alta com 60 quadros por segundo estáveis, sem precisar sacrificar recursos visuais significativos.
No Xbox Series X, Indiana Jones e o Grande Círculo roda com uma resolução de 1800p (não confunda com 1080p), aproximando-se bastante do 4K nativo (2160p). Já no Xbox Series S, a resolução fica em torno de 1080p.
Ambas as versões utilizam a tecnologia VRS (Variable Rate Shading), que ajusta o nível de detalhes em áreas menos relevantes do cenário para melhorar o desempenho. No Series X, o uso do VRS é discreto, mas no Series S ele se torna mais perceptível devido à menor resolução. Em telas grandes, isso pode resultar em um aspecto “borrado” ao rodar o jogo no console de entrada da Microsoft.
Entre os problemas observados, o jogo apresenta stutters e quedas ocasionais para 30 FPS em algumas cutscenes. No entanto, esses problemas são rapidamente estabilizados, com o desempenho retornando aos 60 FPS.
Por fim, a Digital Foundry destaca o trabalho impressionante da MachineGames, que em Indiana Jones conseguiu o feito notável de alinhar alta resolução, alta taxa de quadros e ray tracing simultaneamente, garantindo uma experiência técnica robusta nos consoles Xbox Series X|S.
Caso queira conferir a análise completa, assista ao vídeo abaixo:
Fonte: Eurogamer