A Sony anunciou a formação de uma aliança estratégica com a Kadokawa, passando a ser dona de 10% das ações da companhia. Com isso, a Sony se tornou a maior acionista da empresa. A movimentação vai custar aproximadamente U$320 milhões para a Sony.
De acordo com o comunicado, a Sony Group não pretende adquirir mais ações após essa movimentação, o que indica que a empresa japonesa desistiu de adquirir o conglomerado. Ao menos por agora.
Ainda segundo o comunicado, a aliança estratégica vai permitir que as duas empresas se unam para fortalecer suas respectivas IPs. As duas companhias irão sentar futuramente para discutir a produção de adaptações em live-action de IPs proeminentes, co-produzir animes e expandir a distribuição dos animes da Kadokawa globalmente. No campo dos games, a ideia é que a Sony se torne uma publisher para alguns dos jogos da Kadokawa.
A próxima IP original da FromSoftware pode se tornar um jogo second party da Sony por exemplo.
Vale mencionar que vamos ter que aguardar um tempo até ver um impacto direto dessa aliança. Começando pelo fato de que ela só vai se concretizar de fato no começo de Janeiro. Após isso, as companhias irão travar uma série de reuniões para decidir os próximos passos.
No longo prazo, a Kadokawa PODE começar a se desmanchar aos poucos, abrindo mão de setores pouco produtivos para preparar a empresa para uma aquisição total.