A Sony Corp. divulgou os resultados fiscais da PlayStation no Q3 24. Antes de continuarmos, vale explicar o termo Q3. O ano fiscal é dividido em quatro Qs. Agora, você deve estar se perguntando, o que diabos é Q? Q é uma abreviação da palavra quarter que significa trimestre em nosso idioma.
Ou seja, neste texto, irei trazer uma breve análise do terceiro trimestre (Q3) do ano fiscal 2024 da PlayStation. Caso queira ver outros textos desse mesmo sentido, confira abaixo:
- Analisando os resultados fiscais da PlayStation no ano fiscal 2023
- Analisando os resultados fiscais da PlayStation no Q1 24
- Analisando os resultados fiscais da PlayStation (Q2 24)
- Analisando o relatório corporativo da PlayStation (2024)
Os resultados fiscais da PlayStation – As vendas do PS5
Começando pelo hardware, a Sony atualizou as vendas totais do PS5 que agora atingiram a marca de 74.9 milhões de unidades. Uma curiosidade bacana é que com isso, o PlayStation 5 está bem posicionado para vender mais de 20 milhões de unidades novamente.

No ano fiscal como um todo, as vendas totais de hardware estão da seguinte forma:
- Q1 24: 2,4 (3,3 no Q1 23)
- Q2 24: 3,8 (4,9 no Q2 23)
- Q3 24: 9,5 (8,2 no Q3 23)
- Total: 15,7 milhões (ano fiscal atual) x 16,4 milhões (os 3 Qs iniciais do ano fiscal anterior)
Com a chegada de jogos como Monster Hunter Wilds e Assassin’s Creed Shadows nas próximas semanas, é capaz do Q4 24 superar o Q4 23, afinal, os dois são títulos gigantes capazes de impulsionar a venda de hardware.
Outro ponto interessante é que, quando comparamos com os números do PS4, o PlayStation 5 está apenas a 1,5 milhões de unidades de distância. Com IPs consagradas começando a abandonar a geração passada, tudo indica que o PS5 vai ultrapassar as vendas do PS4 em todos os mercados ainda nesse ano.
Uma avalanche de jogos
Os resultados também foram expressivos no que diz respeito à venda de jogos. A PlayStation vendeu 95,9 milhões de unidades de jogos no Q3 24.
Dados sobre as vendas dos jogos:
- Q3 24: 95,9 milhões de jogos vendidos (dentro desse número, 11,6 milhões foram de títulos first party)
- Q3 23: 89,7 milhões de jogos vendidos
- Resultado: Aumento de 6,2 milhões

As promoções praticamente em tom semanal e o lançamento de jogos de peso no Q3 24 impulsionaram a PlayStation para uma nova máxima histórica em vendas de jogos. De acordo com a companhia, os third parties foram essenciais nos resultados obtidos.
Um ponto de destaque é o ratio de jogos digitais que foram vendidos, subindo para 74%. Para se ter ideia, no mesmo período do ano passado, o ratio foi 66%, ou seja, tivemos um aumento de 8% em um período de um ano. As mídias físicas estão começando a ser uma preferência cada vez menor dos jogadores.
Além do aumento expressivo na receita de jogos vendidos, a receita gerada pela PS Plus também aumentou. A companhia não detalhou por que a receita do serviço subiu, contudo, com as promoções constantes para mudança de tier, provavelmente o motivo foi esse.
No quesito de MAUs, usuários ativos mensais, a PlayStation atingiu o maior número em toda sua história, contabilizando 129 milhões de jogadores ativos no período. O Q3 23 teve 123 milhões de jogadores ativos, já o Q3 24 teve 129 milhões, um aumento de 6 milhões. Isso indica que muitos usuários que estão comprando o PS5 são jogadores novos.
Metas reajustadas
Com resultados tão expressivos, a Sony reajustou (pra cima) as metas da PlayStation no que diz respeito à receita e lucro operacional. Agora a companhia espera um lucro operacional de 380 bilhões de yenes para o ano fiscal 2024, o que corresponde à U$2,4 bilhões de dólares.

Apesar dos resultados positivos, a margem de lucro ainda está em cerca de 7%, ou seja, longe do padrão praticado por outras companhias do setor. A Sony já começou a adotar medidas para enxugar os custos e potencializar a lucratividade da PlayStation e acredito que mais medidas serão tomadas nesse sentido.
Como o gráfico acima mostra, o lucro operacional no ano fiscal anterior foi de 290 bilhões de yenes, caso a previsão da companhia se confirme e ela atinja os estipulados 380 bilhões, teremos um aumento de 90 bilhões de yenes, o que equivale a U$583 milhões de aumento.
Os exclusivos
A Sony aproveitou a ocasião para reafirmar que Death Stranding 2 e Ghost of Yotei serão lançados ainda em 2025. A pipeline para o ano está assim agora:
- Days Gone Remastered: 24 de Abril
- Lost Soul Aside: 30 de Maio
- Ghost of Yotei: 2025
- Death Stranding 2: 2025
O próximo trimestre
O Q4 24 deve ser bastante especial para a PlayStation. Os astros se alinharam e a empresa vai contar com a ajuda de vários jogos gigantescos para impulsionar suas vendas e receita.
Monster Hunter Wilds deve ajudar a escoar o PS5 no Japão, assim como Assassin’s Creed Shadows no Ocidente.
As duas franquias são bem conhecidas e o nível de interesse pelo PS5 Pro está aumentando. A união dos fatores certamente vai ajudar a impulsionar as métricas da marca.