Aquisições se tornaram o principal tema de debate na indústria. Apesar de ser uma prática relativamente comum em todo e qualquer segmento do mercado, as discussões sobre o tema estão cada vez mais calorosas dentro das comunidades dos jogadores. Resolvemos escrever esse artigo pra explicar, resumidamente, como funciona um processo de aquisição, os benefícios e riscos que envolvem a prática e quais os critérios que as empresas costumam avaliar antes de efetuar uma compra.
O que motiva uma aquisição?
Basicamente, o objetivo primário de uma aquisição é aumentar a participação de mercado de uma empresa. Agora que você já sabe o objetivo, entenda de uma vez por todas o que significa adquirir outra empresa: “Aquisição é uma operação em que uma empresa compra a maioria (mais de 50%) ou a totalidade das ações de uma outra companhia, assumindo o seu controle.”
Uma empresa adquirida pode ser integrada à outra, mas, continuar operando de forma independente. É o caso da recém-adquirida Bungie. Outro caso relativamente comum é quando uma empresa é adquirida e deixa de existir, sendo incorporada completamente pela companhia compradora. Agora, vamos falar sobre os tipos possíveis!
Os tipos de aquisição
Em suma, temos duas categorias desse processo: aquisição hostil e aquisição amigável. O que muda de uma para a outra é basicamente a existência (ou não) de um acordo com o comitê de diretores de uma companhia. Aquisições hostis são bem incomuns por serem bem mais caras do que a “via normal”.
Até então, dentro da indústria dos jogos, todas as aquisições se enquadram como amigáveis, onde ambas as partes cooperam pra facilitar os processos burocráticos. Empresas privadas, isto é, que não são listadas na bolsa, são bem mais fáceis de serem adquiridas. Como geralmente você só acabe precisando da aprovação de uma ou duas pessoas, o processo é muito menos burocrático do que adquirir uma companhia de capital aberto. Falando agora sobre tipos de aquisição, temos ao todo 7 tipos, abaixo vou listar os três tipos mais comuns. Confira:
- Compra de Ativos: Nesses tipos, uma empresa compra os ativos de outra mediante a aprovação dos acionistas. No caso dos games, esse tipo pode ser usado para adquirir os direitos de algum jogo, como por exemplo Castlevania.
- Carve-out: Quando uma empresa compra apenas divisões específicas ou subsidiárias das outras.
- Oferta pública (Tender offer): Neste caso, uma empresa oferece comprar a outra por um valor especial de compra que é maior do que o valor atual da ação no mercado. Este tipo foi usado pela Microsoft na compra da Activision-Blizzard.
Valores, market cap e critérios
Esse tópico é, possivelmente, o mais importante do texto. Muita gente confunde o Market Cap com o valor real da empresa. Iremos fazer as distinções agora mesmo. Como o próprio nome já entrega, o market cap significa capitalização de mercado. Em suma, ele consiste no preço de todas as ações da empresa listadas na bolsa. Contudo, esse é apenas um dos critérios para se chegar no valor real de uma marca.
É aí que entra o processo de valuation. Em casos de aquisição de grande porte, o valuation de uma empresa passa por diversas auditorias extremamente minuciosas pra determinar qual o valor justo a ser pago pelo negócio. Vale mencionar que, um valuation bem feito ajuda e muito na tomada de decisões mas não se trata de um processo absoluto. Pra facilitar a compreensão, podemos afirmar que o Market Cap é o preço atual da empresa e o Valuation ajuda a definir qual o valor justo da mesma.
Diferente do que pensam, esses processos não acontecem do dia pra noite e as auditorias costumam levar meses. Sem falar no pente fino realizado por órgãos federais que precisam aprovar a compra. É por esse motivo que a conclusão da compra leva alguns meses pra acontecer após o anúncio!
As vantagens e desvantagens
Quase tudo na vida tem seu lado positivo e seu lado negativo. Com compras de empresas, isso também acontece. Ao adquirir outro empreendimento, a compradora pode: Reduzir a concorrência no mercado, ampliar sua oferta de produtos e serviços, expandir geograficamente a empresa e ganhar a experiência da companhia adquirida.
No caso da compra da Bungie por parte da Sony, um elemento bastante citado pelos executivos é o interesse em aproveitar o conhecimento da Bungie na construção de mundos online. A PlayStation está construindo diversos jogos-serviço e a expertise da Bungie com elementos Multiplayer vai ajudar a melhorar e acelerar o processo de desenvolvimento desses jogos.
No campo dos riscos, aquisições trazem um crescimento inorgânico para a empresa. A sinergia entre os estúdios pode não acontecer, prejudicando o desenvolvimento dos projetos. Outro problema que costuma ser bem comum é o erro no valuation, fazendo com que o valor pago no processo de compra seja muito maior do que o que a companhia realmente vale. Outro problema, também comum, é a recepção negativa da compra por parte dos investidores e dos consumidores em geral, causando uma desvalorização massiva da empresa.
O futuro da Indústria dos Jogos
Agora, quase todos os olhos do mundo estão voltados pra indústria dos games. Similar a um faroeste, as empresas entraram num frenesi de compras que não deve parar tão cedo. Resta saber se outras gigantes da tecnologia, como Google e Apple, vão querer participar da “dança” ou vão assistir a Microsoft, Sony e Tencent abocanharem quase tudo do meio.
Outra tendência forte na indústria é a proliferação de serviços como o Xbox Game Pass. A PlayStation supostamente está preparando uma resposta para o serviço e até a Netflix prometeu entregar o melhor serviço da indústria.