Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

    novembro 8, 2025

    SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

    novembro 7, 2025

    Terry Crews se junta a Igão e Mítico em propaganda de Black Ops 7

    novembro 7, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

      novembro 8, 2025

      SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

      novembro 7, 2025

      Terry Crews se junta a Igão e Mítico em propaganda de Black Ops 7

      novembro 7, 2025

      Trailer destaca os modos de jogo de My Hero Academia: All’s Justice

      novembro 7, 2025

      Hollow Knight: Silksong recebe atualização 4; confira as mudanças

      novembro 7, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review de Ghost of Yotei após a platina (PS5 Pro)
    Reviews

    Review de Ghost of Yotei após a platina (PS5 Pro)

    PlayStation entrega um dos jogos mais seguros de sua história
    Ruancarlo SilvaRuancarlo Silvanovembro 8, 2025Updated:novembro 8, 20259 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    review ghost of yotei
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Sim, eu demorei um pouco pra escrever esse review de Ghost of Yotei. Algumas coisas foram acontecendo na minha vida pessoal e eu acabei optando por escrever o texto após mergulhar na obra por completo.

    Agora, depois de 49 horas jogadas e o troféu de platina conquistado, senti que tenho uma opinião solidificada sobre o jogo e trarei todas as minhas impressões nesse review.

    Antes de continuarmos, penso que vale deixar claro que o texto conta com leves spoilers que irão ajudar a esclarecer melhor minhas opiniões e sentimentos com o game. Sem mais enrolações, vamos para o review.

    Era uma vez, uma lobinha

    O tema vingança é amplamente retratado no entretenimento. Filmes, séries, animes e jogos ao longo dos anos cobriram histórias de vingança com uma frequência bem alta. A própria PlayStation, inclusive, usou a temática como alicerce em duas de suas principais franquias – God of War e The Last of Us.

    Eu fiquei genuinamente surpreso quando a Sucker Punch Productions anunciou que Ghost of Yotei se passaria séculos depois do primeiro e que seria uma história de vingança. Eu não tenho nenhum problema com a repetição da temática, contudo, a dificuldade em entregar uma boa narrativa aumenta consideravelmente, visto que você precisa ter um storytelling impecável pra manter os jogadores engajados e interessados na trama.

    Infelizmente, isso não acontece em Ghost of Yotei. O jogo conta com sérios problemas de ritmo, com “arcos” mal distribuídos. O arco envolvendo o Kitsune por exemplo acaba sendo bem mais longo do que o ato final que engloba 3 dos 6 Yoteis.

    Narrativamente falando, o jogo falha em fazer com que você se importe com os personagens centrais da história e consequentemente com a jornada de vingança de Atsu, a protagonista. O desenvolvimento da personagem acaba ficando com um tom forçado. Até certo momento da história, ela age como uma máquina de matar sem qualquer tipo de freio, contudo, de maneira abrupta, ela começa a repensar suas atitudes e se transforma em outra pessoa.

    Review de Ghost of Yotei - Atsu
    Jornada de Atsu falha em gerar conexão emocional com quem joga (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Isso é curioso. No geral, senti que os contos míticos tiveram mais ousadia e criatividade do que a narrativa principal. O conto do General Lírio-Aranha por exemplo é fantástico e brinca com o gênero de terror.

    O aspecto que mais me incomodou dentro da narrativa é que a região está sendo devastada por embates brutais mas os elementos narrativos falham em fazer você se sentir num lugar assim. Não existe peso na história, os diálogos são simplórios e as expressões faciais estão distantes do padrão esperado para um jogo da PlayStation Studios. Quando você visita os vilarejos ou pousadas, os personagens não dão a ideia de que as pessoas estão passando fome, sendo decapitadas ou queimadas vivas.

    Parte textual não acompanha a narrativa visual do jogo (Imagem: Ruancarlo Silva)

    A história principal até tenta surpreender o jogador com reviravoltas que são interessantes, contudo, esses dois plot-twists não são o suficiente para tornar o todo mais atrativo. A história começa, se desenvolve e termina de um jeito completamente esperado e não deixa nenhuma lição marcante.

    Por um momento eu pensei que talvez estivesse sendo exigente demais. Já são mais de 21 anos jogando experiências narrativas da PlayStation. Contudo, após refletir por mais um tempo, o sentimento realmente é de que Ghost of Yotei é um dos exclusivos mais seguros e óbvios da marca. Isso não torna o game ruim, contudo, em um mercado cada vez mais implacável como a própria Onryō, ser um jogo seguro atualmente é sinônimo de ser um jogo esquecível.

    Cuidado com a Onryō

    Diferente de seu antecessor Jin Sakai, Atsu conta com vasto arsenal de armas e ferramentas para despachar seus inimigos. Para tentar afastar o jogo do sentimento de ser uma DLC e não uma sequência, a Sucker Punch mudou a estrutura do combate. Essas armas são introduzidas em uma linha de missões secundárias que envolvem senseis e temos um pra cada tipo de arma.

    No lugar das posturas, o combate reformulado funciona dentro de um sistema de força x fraqueza. Por exemplo, se um inimigo está usando uma lança, o ideal é usar as katanas duplas para quebrar sua postura rapidamente e deixar ele vulnerável. O sistema não é nada inovador mas funciona bem. Como a franquia não mergulha profundamente nas águas de um RPG, como Assassin’s Creed fez, o combate se torna repetitivo rapidamente.

    O aspecto de “dança” continua, contudo, como existem poucos arquétipos de adversários, se você sessões relativamente longas de 3-4 horas, vai chegar uma hora que você vai fazer de tudo pra evitar o combate ou sair usando as ferramentas como kunais ou armas de fogo pra eliminar os inimigos o mais rápido possível e continuar o que estava fazendo.

    Eu joguei as 49 horas na dificuldade Normal, logo, as opiniões a seguir são baseadas nisso. Os chefes principais e alvos de caçada nessa dificuldade não oferecem desafio quase nenhum. Eu mal mexi em meus amuletos ao longo da aventura por exemplo. Só fiz os upgrades das armas até o máximo e usei a Armadura do Imortal por ser a que eu achei mais bonita – nem me importei com os bônus do conjunto.

    Esperava um desafio maior contra o Oni (Imagem: Ruancarlo Silva)

    No geral, achei os chefes, tanto principais quanto os secundários, mecanicamente pobres. Eles apresentam poucos padrões de ataque, tornando as lutas um passeio no parque. Vale destacar, novamente, que eu joguei no Normal. O combate me decepcionou bastante. Na sua época, Ghost of Tsushima trouxe um frescor para a fórmula de mundo aberto e seu sistema de embates era bastante agradável.

    5 anos depois, esperava que a Sucker Punch evoluísse ainda mais a fórmula, não entregasse a mesma coisa com uma “pintura” levemente diferente.

    Uma Ezo desinteressante

    Ghost of Yotei conseguiu me deixar genuinamente com raiva de jogos de mundo aberto. A Sucker Punch Productions copiou quase todas as atividades secundárias do antecessor. Seguir raposas, descansar em fontes termais, chegar no final de santuários que pareciam nunca ter fim, liberar acampamentos inimigos… Como disse mais acima, Ghost of Tsushima apresentou um frescor necessário na fórmula e praticamente tudo em Ghost of Yotei tem um aspecto de regressão.

    Após jogar títulos como Elden Ring e Kingdom Come: Deliverance 2, o nível de exigência para mundos abertos subiu bastante e Ghost of Yotei deixa MUITO a desejar nesse quesito. O mundo não tem reatividade quase alguma. Os NPCs só ficam repetindo quais Yoteis você matou e é isso.

    Como o jogo se afasta de um RPG, a progressão é extremamente simplória e consequentemente não temos nenhum incentivo pra explorar o cenário. A exploração recompensa o jogador com coisas praticamente inúteis, sejam amuletos com bônus ruins ou peças cosméticas de espadas ou coisas como máscaras e chapéus.

    Até a novidade na sequência, as tocas de lobo, ficam repetitivas rapidamente, destacando o quanto o design de missões do game é pobre. Nas tocas de lobo, ao chegar perto, a loba vai sair e rosnar. Daí precisamos seguir ela até acampamentos de caçadores e salvar algum lobo preso ou simplesmente matar todos os caçadores. Isso se repete por umas 10 vezes até maximizar a relação/árvore com a loba.

    Review Ghost of Yotei - A Loba
    Loba serve como companheira de Atsu no combate (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Essa falta de criatividade também é evidente na campanha, com objetivos que se repetem frequentemente – invadir um acampamento inimigo, seja de modo agressivo ou furtivo, e ir até o final enfrentar o chefe/general responsável.

    O conteúdo secundário do jogo me fez pensar repetidamente que fizeram Ghost of Yotei por mera obrigação contratual. Não existe nenhuma tentativa de entregar algo novo dentro do gênero e/ou fórmula. Simplesmente deram all-in na segurança e mesmice, gerando uma experiência que muitas vezes se esbarra no tédio.

    Vai que é tua, Sucker Punch!

    A parte técnica de Ghost of Yotei é onde o jogo desponta e lembra a todos o que significa ter o famoso selo de qualidade PlayStation. A dublagem, tanto em japonês quanto em nosso idioma, estão excelentes. A trilha e efeitos sonoros estão impecáveis e as músicas entregam de maneira sublime os sentimentos que Atsu transparece ao longo de sua jornada.

    Lindíssimo! (Imagem: Ruancarlo Silva)

    A velocidade de carregamento e consequentemente da viagem rápida me surpreenderam muito positivamente, facilitando a exploração. Mas o mais absurdo do jogo é sua direção de arte e de cutscenes. O sentimento é o de experimentar um game dirigido pelo lendário Kurosawa.

    O estúdio ainda brincou com a temática western, reforçando a tensão entre os embates 1×1 de samurais. Ghost of Tsushima já deixava claro o quanto a Sucker Punch Productions consegue embelezar um jogo mesmo com um orçamento relativamente compacto. Em Yotei, eles masterizaram isso, entregando, na minha visão, um dos jogos mais belos da geração. Por intermédio das cores, iluminação e vegetação, a equipe consegue praticamente fixar locais em nossa mente com cenários bem harmonizados.

    Cutscene inicial dos duelos é bem tensa (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Review de Ghost of Yotei: Vale a pena?

    Ghost of Yotei não é nem de longe um jogo ruim. Pelo contrário. A Sucker Punch entregou um bom jogo. Contudo, como mencionei mais acima no texto, o mercado está cada vez mais e mais competitivo e, somado a isso, quando falamos de um AAA exclusivo da PlayStation, a barra de exigência é automaticamente maior.

    Após ter platinado o jogo, minha impressão é a de que fizeram a sequência por mera obrigação. Tirando a parte artística, todo o resto exala uma certa apatia, o que é triste, afinal, cada aspecto de Ghost of Tsushima evidencia a paixão da equipe pelo projeto.

    Em suma, eu recomendo a compra de Ghost of Yotei numa promoção. É um bom jogo de mundo aberto mas não chega nem perto de ser um dos 10 melhores da geração. A aposta no seguro feita pela equipe (ou pelos executivos) custou caro.

    8.0

    Ghost of Yotei é um dos jogos mais seguros da PlayStation, o que consequentemente afasta a obra de ser um título essencial na biblioteca. Com uma fórmula e temática batidas, as únicas coisas memoráveis do game são a direção de arte e a trilha sonora.

    Pontos Positivos
    1. Trilha sonora fantástica
    2. Direção de arte absurda
    3. Contos míticos excelentes
    Pontos Negativos
    1. Narrativa principal não foge do óbvio
    2. Conteúdo secundário tedioso
    3. Combate repetitivo
    4. Sistema de progressão não incentiva exploração
    • História 6
    • Jogabilidade 6
    • Visuais 9
    • Desempenho 9
    • Som 10
    Ghost of Yotei PlayStation PS5 Pro Review Sucker Punch Productions
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleVazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro
    Ruancarlo Silva
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo97

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Vazamento indica que Silent Hill 2 chega ao Xbox no dia 21 de novembro

    novembro 8, 2025
    Notícias

    SEGA anuncia redução de preço de Sonic Racing: CrossWorlds

    novembro 7, 2025
    Especiais

    Dicas e truques para upar rápido em ARC Raiders

    novembro 7, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    PlayStation 5 está em ótima promoção no Aliexpress, confira

    lucien.gilbert Notícias

    GTA VI é adiado novamente

    lucien.gilbert Jogos

    7 celulares potentes que oferecem ótimo custo benefício e desempenho

    Eric Bortoleto Especiais

    Os 10 jogos mais aclamados da Konami segundo Metacritic

    Eric Bortoleto Especiais

    Conheça os 10 Jogos de terror mais bem avaliados no Metacritic

    Eric Bortoleto Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.0
    Reviews

    Review de Ghost of Yotei após a platina (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvanovembro 8, 20259 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Simon the Sorcerer Origins (PS5)

    André Custódionovembro 7, 20255 Mins Read
    8.4
    Reviews

    Review: Tales of Xillia Remastered (PS5)

    Leonardo Limanovembro 7, 20257 Mins Read
    Bombando 🔥

    GTA VI é adiado novamente

    novembro 6, 20251 Min Read

    Conheça os 10 Jogos de terror mais bem avaliados no Metacritic

    novembro 3, 20257 Mins Read

    As habilidades que você deve desbloquear logo no início em ARC Raiders

    novembro 3, 20253 Mins Read
    Escolhas do Editor

    6 melhores purificadores de água preto para Sua Cozinha

    novembro 7, 2025

    10 melhores jogos do PS4 segundo Metacritc

    novembro 7, 2025

    6 jogos da Nintendo que você precisa ter na coleção

    novembro 7, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.