Mauro Ramos é um dos melhores dubladores em atividade no Brasil e responsável por vozes icônicas como Shrek e Pumba. Sua voz é facilmente reconhecida e a qualidade de seu trabalho o acompanha em inúmeros filmes e séries, mas não só isso. Ramos também participa da dublagem diversos jogos de sucesso na indústria e, pensando nisso, fizemos uma lista com algumas de suas melhores interpretações:
Coronel Matthew Garrett (Days Gone)
Matthew Garrett é o principal antagonista de Days Gone, aparecendo na segunda metade do jogo como líder da Milícia do Condado de Deschutes. Seu personagem de início se apresenta como um homem bom que acolhe o protagonista Deacon St. John, mas logo se revela como um fanático religioso que possui uma visão distorcida sobre o cenário pós-apocalíptico retratado no game. Mauro Ramos interpreta Garrett com os tons cinzentos característicos do personagem. A disciplina se confunde com a loucura na dublagem, trazendo um ótimo resultado.
Sylens (Franquia Horizon)
Sylens sempre foi um personagem curioso em Horizon Zero Dawn. Pertencendo originalmente à tribo Banuk, ele se posicionou como uma espécie de anti-herói na franquia, auxiliando Aloy a salvar o mundo apenas para favorecer os próprios interesses. Sylens também teve uma grande participação na sequência de Zero Dawn, Forbidden West, repetindo seu papel misterioso e rebelde. Mauro Ramos encarnou muito bem este papel nos dois jogos com o tom provocativo para com Aloy e um ar de erudição e arrogância próprios do personagem.
Tenente Hank Anderson (Detroit Become Human)
Hank é um dos personagens mais interessantes de Detroit, sendo um detetive de meia-idade que é forçado a trabalhar com um parceiro androide, Connor. Hank é mal-humorado, impaciente e irascível, não gostando da ideia de ter um robô lhe acompanhando em suas investigações. Ao longo do game seu relacionamento com Connor pode ser moldado de acordo com as escolhas do jogador, podendo desde odiá-lo até mesmo considerá-lo um filho. Mauro Ramos incorpora muito bem um personagem que claramente está incomodado com o novo mundo que o cerca.
Lorde Shimura (Ghost of Tsushima)
Mauro Ramos também foi escalado para dublar o samurai Shimura em Ghost of Tsushima, sendo o lorde da ilha e tio do protagonista Jin. Shimura possui uma relação muito próxima com a honra, sempre defendendo-a mesmo que isso represente a morte. Ao longo do jogo percebemos que Shimura é um personagem mais complexo e que possui diversas nuances enquanto tenta proteger o sobrinho e destruir seu alter ego, o Fantasma. Mauro Ramos brilha nesta dublagem, trazendo um personagem comedido mas que também mostra uma urgência em fazer Jin seguir seus passos.
Comissário Gordon (Franquia Arkham)
Quando os jogos da franquia Arkham ganharam dublagem, muitas vozes da trilogia Nolan se mantiveram. Foi o caso do Comissário Gordon, muito bem dublado por Mauro Ramos de 2005 a 2012 nos filmes e que manteve a voz brasileira em Arkham Origins e Arkham Knight. Na conclusão da franquia há o adicional da história ser muito mais pessoal para Gordon, uma vez que parte da trama tem a ver com o sequestro de sua filha, Barbara, pelos vilões Cavaleiro de Arkham e Espantalho. Ramos entregou um ótimo trabalho que se equilibra entre o investigador meticuloso e o pai preocupado.
J. J. Jameson (Marvel’s Spider-Man)
Esta talvez seja a melhor dublagem de Mauro Ramos nos jogos, entregando um grau de qualidade impressionante. Em Marvel’s Spider-Man ele interpreta J. J. Jameson, antagonista do herói que agora possui um podcast e durante todo o jogo reclama do amigão da vizinhança. A entonação e o tom usados casaram perfeitamente com o personagem, tornando-o um excelente e bem-sucedido alívio cômico. Infelizmente Mauro Ramos não dublou Jameson em Marvel’s Spider-Man Miles Morales e a torcida é para que ele retorne no papel em Marvel’s Spider-Man 2.
Leia também: