Quem acompanha as notícias gerais do mundo sabe que, desde a crise pandêmica da Covid-19, muitas empresas no mundo todo vem sofrendo com ataques cibernéticos. Isso também é verdade no mundo dos games, com a Bandai Namco sendo a mais nova vítima do problema.
A Bandai Namco confirmou oficialmente, através de pronunciamento de imprensa obtido pelo portal TechCrunch, que seus sistemas internos foram vítimas de um ataque ransomware, um tipo de golpe virtual em que ocorre o sequestro dos dados de um dado servidor, com os criminosos criptografando os arquivos e cobrando resgate para restaurá-los ao normal – e, em algumas situações, até mesmo cobram para evitar o vazamento de dados.
A situação parece propicia, porém, para que novidades da empresa apareçam na internet, como imagens circulando possíveis lançamentos futuros dela. Uma delas, incluindo um “Dragon Ball FighterZ Super” e uma expansão para Elden Ring gerou bastante tração no Twitter, mas é fake – servindo como alerta de como o contexto social pode servir para o espalhamento de notícias falsas.
Ainda no pronunciamento oficial, a Bandai Namco afirmou que assim que detectou o problema, já tomou as medidas necessárias para bloquear o golpe e impedir danos mais críticos – mas ainda está investigando se ocorreu o vazamento de informações de seus consumidores e a real extensão do ataque.
Por fim, ela ainda pediu desculpa aos seus fãs por qualquer problema que essa situação possa causar a eles e aos jogos da empresa.
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Fonte: Eurogamer, Techcrunch