A Comissão Europeia aprovou hoje (15) a aquisição da Activision por parte da Microsoft, contudo, o órgão demanda que concessões sejam realizadas. Similar aos receios apresentados pela CMA, a Comissão acredita que o negócio pode sim prejudicar o setor de cloud gaming e pede por concessões nesta área.
Ao falar sobre o segmento de consoles, a Comissão alega que não encontrou nenhum indício de que a Xbox pode prejudicar os rivais. O documento publicado pelo órgão afirma que a diferença de consoles na Europa é de 4:1 em favor da PlayStation e, que, além disso, mesmo que a Xbox optasse por remover Call of Duty do rival, o jogo é mais popular em outros territórios, não representando nenhum dano para o público europeu. Também é mencionado que a PlayStation pode alavancar seus diferenciais para diminuir qualquer prejuízo causado pela ausência de Call of Duty.
O que acontece agora?
Ainda existem duas pedras no sapato da Microsoft: a CMA (que já bloqueou a compra) e a FTC. A gigante americana vai apelar na corte contra a decisão do CMA. A FTC ainda não emitiu sua decisão, contudo, tudo indica que o órgão americano também vai optar pelo bloqueio da aquisição. Caso isso aconteça, a Xbox também terá que apelar contra a decisão na corte americana.
Fonte: Twitter