A aquisição da Activision-Blizzard por parte da Microsoft ainda vai dar muito pano pra manga. Em uma quebra de tradição, a Comissão Federal de Comércio anunciou que vai investigar todo o processo de compra. O objetivo é determinar se a aquisição se caracteriza como concorrência desleal.
Agora você deve estar se perguntando, por que isso se caracteriza como uma quebra de tradição? Geralmente em casos assim, a investigação é liderada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e não pela FTC. A compra despertou o interesse de diversos políticos que são contra a extensão de poder das Big Techs (empresas gigantes de tecnologia).
A Bloomberg entrou em contato com a Microsoft para colher algum depoimento. Eles se negaram a comentar. A FTC também não respondeu ao pedido por um comentário. Vale mencionar que a companhia norte-americana certamente fez todo um processo de diligência antes de dar prosseguimento ao processo de compra, logo, dificilmente veremos algum tipo de impedimento para a realização do negócio.
O que pode acontecer com a Activision-Blizzard?
O que pode acontecer, caso a FTC considere a compra como concorrência desleal, é a imposição de regras como manter os jogos como multiplataformas ou até mesmo ordenar algum tipo de desmembramento. Um exemplo é transformar a Blizzard em uma companhia completamente independente. Contudo, este último caso é bem raro de acontecer. Vale mencionar que a própria Microsoft já afirmou que pretende continuar fazendo ALGUNS jogos para as plataformas PlayStaton.