É impossível falar sobre Gladiador sem mencionar o diretor Ridley Scott, conhecido por sucessos como “Todo Dinheiro do Mundo” e “Prometheus“. Com estreia marcada para 14 de novembro de 2024 nos cinemas brasileiros, Gladiador 2 é a sequência que todos os fãs queriam, consolidando-se como um filme imperdível e atraindo novos espectadores para a franquia.
Para os fãs de filmes de ação, Gladiador 2 é um prato cheio com referências ao filme original, mesclando combates brutais com momentos emocionantes e revelações surpreendentes.
Já se passaram 24 anos desde o lançamento de Gladiador, mas, será que a sequência conseguirá atender às expectativas e honrar o legado do original? Confira a crítica da República DG!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma continuação brilhante
Em Gladiador 2, acompanhamos a jornada de Lucius (Paul Mescal), um guerreiro romano decidido a proteger seu Império após uma invasão liderada por Marcus Acacius (Pedro Pascal). Durante um duelo brutal, Lucius presencia a trágica morte de sua esposa, assassinada por um arqueiro do exército inimigo.
Desnorteado e sem direção, Lucius é atacado e desmaia após ser golpeado na cabeça. Ao recuperar a consciência, ele percebe que seu Império foi tomado pelas forças inimigas e se vê forçado a se tornar um “escravo”, cumprindo as ordens dos tiranos de Roma.
Para testar as habilidades do guerreiro e avaliar sua dignidade para viver, Macrinus (Denzel Washington) o colocará no Coliseu para duelar contra grandes guerreiros em busca de sua liberdade.
Com o passar do tempo, atitudes suspeitas de Macrinus começam a surgir, revelando seus verdadeiros interesses em busca de dominar o Império para controlar a nação.
O longa apresenta uma narrativa brilhante, desenvolvendo os personagens e criando um vínculo emocional através de diálogos e ações que aproximam o público de forma sutil. Outro ponto positivo é a interação com o antagonista Macrinus, que não deixa claro suas intenções de forma imediata, revelando seu plano futuramente.
Embora haja uma forte conexão do público com os protagonistas, senti a falta de um desenvolvimento mais profundo de Marcus Acacius, que, acabou servindo apenas como um gancho ou um protagonista secundário para Gladiador.
Ao longo das 2 horas e 30 minutos, notei que o filme perdia o ritmo em alguns trechos, com personagens que poderiam ser melhor explorados e que acabaram sendo deixados de lado.
Apesar dessas pequenas “falhas”, arrisco a dizer que Gladiador 2 é, sem sombra de dúvida, o melhor filme de ação de 2024, tornando-se um título indispensável para se assistir nas grandes telonas!
Efeitos e Aspectos Técnicos
Não é só de combate que se vive um belo filme de guerra, não é mesmo? Em Gladiador 2, a produção usou e abusou de efeitos especiais, criando até mesmo animais que são utilizados pelo Império Romano em combate.
Um exemplo de uma boa implementação deste recurso são as cenas gravadas no Coliseu, onde podemos observar um tanque repleto de tubarões e embarcações ou até mesmo um rinoceronte gigante que está pronto para atacar os guerreiros sobreviventes!
O filme também trabalha muito bem com o espelhamento, dando uma profundidade maior e criando a impressão de um exército gigante aos olhos do público. Nos momentos de combate, podemos “sentir” nossos inimigos com técnicas de realismo que beiram a perfeição. Aqui, é possível notar duelos surpreendentes com arcos, flechas, espadas e escudos.
Os ângulos de câmera também impressionam, empregando técnicas como o ‘plano detalhe’, que foca em um objeto ou elemento específico nas cenas. O ‘plano geral’ também é utilizado, explorando grandes áreas para aproximar o público de todo o exército.
Crítica de Gladiador 2 – Vale a Pena?
Gladiador 2 é um filme brilhante em todos os aspectos! Embora haja pequenos problemas na construção e desenvolvimento dos personagens, o longa se destaca com cenas de combate brutais que tornam a experiência ainda mais imersiva para o espectador.
Além das cenas de ação, o filme apresenta uma excelente construção narrativa, com momentos de pura tensão e revelações chocantes a cada minuto. É uma obra essencial tanto para os fãs da franquia quanto para aqueles que estão tendo seu primeiro contato com ela.
Não restam dúvidas… Gladiador 2 é o filme do ANO!
Sinopse
Do lendário diretor Ridley Scott, ‘Gladiador II’ continua a saga épica de poder, intriga e vingança ambientada na Roma Antiga.
Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que seu lar é conquistado pelos imperadores tirânicos que agora comandam Roma com mão de ferro.
Com a raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para o seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo.
Tempo de duração: 2h 30m
Obs: Esta crítica foi realizada a partir de uma sessão de cabine de imprensa na qual fomos convidados pela Paramount Pictures Brasil.
Gladiador 2 é um filme brilhante em todos os aspectos! Embora haja pequenos problemas na construção e desenvolvimento dos personagens, o longa se destaca com cenas de combate brutais, revelações bombásticas e efeitos especiais de tirar o fôlego.
- História10
- Visuais8
- Personagens8.5
- Trilha Sonora8.5