Jaime Griesemer, um dos principais designers do Halo original de 2001, criticou duramente o remake Halo: Campaign Evolved.
Em publicação nas redes sociais, o ex-desenvolvedor da Bungie afirmou que algumas das novas mudanças de jogabilidade representam uma perda de visão criativa em relação ao título original.
Segundo Griesemer, o jogo introduz elementos que descaracterizam o design de Halo: Combat Evolved, como a possibilidade de usar o Warthog para enfrentar os Hunters.
Ele explicou que posicionou pedras propositalmente no cenário original para forçar o jogador a enfrentá-los a pé, e não simplesmente quebrar as caixas e atropelar os inimigos.
Outra mudança que o incomodou foi a adição da opção de correr (sprint). O designer observou que permitir desativar o recurso é um “alerta” sobre quebra de design, pois a mecânica pode afetar transições de música e alterar o ritmo do jogo sem oferecer compensações, o que muda significativamente a experiência original.
Opiniões sobre o Halo: Campaign Evolved são divergentes
Enquanto isso, outros veteranos da franquia, como Marcus Lehto, co-criador de Halo, elogiaram o projeto, dizendo que o remake “é lindo de um jeito que gostaríamos de ter alcançado em 2001”.
As opiniões divergentes entre antigos membros da Bungie refletem o desafio dos remakes modernos: atualizar uma obra clássica sem perder o espírito que a tornou memorável.
E você, o que achou das alterações feitas em Halo: Campaign Evolved? Deixe sua opinião nos comentários.


