Shawn Layden, o ex-chefão dos estúdios da PlayStation é uma das grandes saudades dos fãs da marca. Carismático, ele era uma figurinha carimbada dos eventos promovidos pela empresa. Após pedir aposentadoria por conta do burnout, Shawn hoje atua como consultor de empresas do setor, como a Tencent.
Em uma entrevista com a GamesIndustry.biz, Shawn criticou a falta de paciência da indústria e quanto os negócios são implacáveis. No exemplo dado por ele, ele fala de que muitas vezes, um pequeno estúdio consegue entregar um ótimo jogo com um grande potencial, contudo, o projeto as vezes não atinge os lucros esperados e o estúdio acaba sendo fechado sem nem ao menos ter tido a oportunidade de crescer.
As publishers estão cada vez mais impacientes, demandando “sucessos instantâneos” e, na opinião de Shawn, isso tem causado um impacto enorme na criatividade. A fala dele faz bastante sentido, afinal, estamos sendo inundados de lançamentos de remakes, remasters e ports. Felizmente, ainda existem estúdios corajosos entregando obras diferentes, como é o caso da Slavic Magic com Manor Lords.
Para Shawn, o caminho para que a indústria continue a crescer e alcance novas pessoas é justamente através da inovação e criatividade. A produção de jogos diferentes é imprescindível para crescer a “torta” que encontra-se estagnada após o boom da pandemia.