Em meio à nova onda de demissões em massa que atingiu a Microsoft nos últimos dias, Raphael Colantonio, fundador da Arkane Studios, usou suas redes sociais para criticar duramente o modelo do Game Pass, serviço de assinatura da empresa.
Para o veterano desenvolvedor, conhecido por trabalhos em jogos como Arx Fatalis, Dishonored e Prey, o Game Pass é “insustentável” e estaria prejudicando a indústria há anos.
Colantonio reagiu a publicações sobre os cortes na divisão Xbox — que incluíram o fechamento de estúdios como a The Initiative e cortes significativos na Turn 10 Studios — com a seguinte mensagem:
“Por que ninguém fala sobre o elefante na sala? Cof cof (Gamepass)”.
Raphael Colantonio
Ao ser questionado por um seguidor sobre sua opinião como desenvolvedor, Colantonio foi direto:
“Acho que o Game Pass é um modelo insustentável que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo ‘dinheiro infinito’ da Microsoft, mas em algum momento a realidade tem que bater.
Não acho que o GP possa coexistir com outros modelos; eles ou acabarão com todos os outros ou desistirão.”
Raphael Colantonio
O desenvolvedor também respondeu a outra publicação que atribuía as demissões ao foco da Microsoft em inteligência artificial. Colantonio demonstrou ceticismo e sugeriu que esse discurso pode estar sendo usado como cortina de fumaça para encobrir problemas estruturais no modelo de negócios da empresa.
Da Arkane à WolfEye
Raphael Colantonio deixou a Arkane Studios em junho de 2017, após mais de 18 anos na empresa. Na época, afirmou que desejava passar mais tempo com a família e repensar seus objetivos.
Dois anos depois, fundou a WolfEye Studios, responsável por Weird West, um RPG de ação que curiosamente já esteve no catálogo do Xbox Game Pass.
As declarações de Colantonio surgem em um momento delicado para o Xbox. Enquanto o Game Pass continua sendo peça central da estratégia da Microsoft para o futuro dos jogos, aumentam os questionamentos sobre sua viabilidade a longo prazo, tanto do ponto de vista financeiro quanto do impacto que pode causar no desenvolvimento de novos títulos.
Você concorda com a visão do fundador da Arkane sobre o Game Pass? O modelo de assinatura pode realmente ser prejudicial à indústria? Deixe sua opinião nos comentários!