Wo Long: Fallen Dynasty está quase entre nós. O mais novo jogo da consagrada Team Ninja vai apresentar sua tradicional jogabilidade frenética em um novo setting: a China Antiga. Por ser um período pouquíssimo estudado no Ocidente, resolvemos escrever esse texto com o intuito de apresentar um panorama geral para a história do game.
Os acontecimentos ocorrem no período que serve como prelúdio para a Era dos Três Reinos, nos momentos finais da Dinastia Han. A população do país estava sofrendo demasiadamente com fome e enchentes que prejudicavam as colheitas.
Além disso, a corrupção rolava solta nas terras, onde a classe dos Eunucos chegavam até a vender cargos públicos para oficiais de patente baixa. Tendo que lidar com a fome, corrupção de oficiais do governo e impostos cada vez mais crescentes, três irmãos estudantes do Taoismo surgem e profetizam que mudanças estavam a caminho, mais especificamente que um novo sistema político iria surgir quando o “céu se tornasse amarelo”.
Os Turbantes Amarelos
Cansados de sofrer na mão do imperador, os camponeses começam a se rebelar, passando a usar turbantes amarelos. É aí que surge o nome: Rebelião dos Turbantes Amarelos e exatamente o período em que Wo Long: Fallen Dynasty retrata.
Sem paciência para os camponeses, o Imperador ordena que seus generais coloquem um fim na rebelião. Contudo, ninguém contava com a tremenda resistência dos camponeses e que a revolta fosse se espalhar por quase todas as províncias do país. A medida que os anos iam passando, o poder do Imperador era descentralizado e a classe militar se fortalecia, gerando diversos “feudos” governados por militares diferentes. É nesse contexto que três grandes nomes ganham destaque: Cao Cao, Liu Bei e Dong Zhuo. Os três viriam a se tornar peças centrais em um dos maiores conflitos da história do país.
Além da descentralização do poder causado pela rebelião dos Turbantes Amarelos, o Imperador morre no ano 189, deixando dois herdeiros. É diante desse contexto que uma rixa na corte acaba surgindo, onde os Eunucos defendem que o filho mais novo assuma o trono, enquanto os aristocratas, liderados pelo irmão da Imperatriz, defendem que o filho mais velho seja coroado imperador.
Reinado de Terror
Os Eunucos conseguem assassinar o irmão da Imperatriz, contudo, os militares que cercavam o palácio se revoltam e massacram os Eunucos. Um pequeno grupo consegue escapar, mantendo os dois descendentes do Imperador e a Imperatriz como reféns.
Sem ter como fugir e sem nenhum plano palpável, os Eunucos acabam decidindo deixar os descendentes do trono escaparem e se unem as fileiras dos rebeldes. Porém, a breve escapatória acabou resultando em um reinado de terror implacável na China.
Os membros da família real foram encontrados por Dong Zhuo, um general implacável sem nenhum tipo de remorso. Ele faz com que a Imperatriz expulse seu filho mais velho do trono, envenena ela e proclama o herdeiro mais novo como o Imperador da China. Ele aproveita a ocasião e se autoproclama Chanceler.
Com um exército gigantesco e uma fonte gigantesca de poder, Dong Zhuo começa a saquear as casas da capital, além de torturar prisioneiros e emitir novas moedas, gerando uma inflação gigantesca no país. Uma coalizão de generais é rapidamente formada para remover Dong Zhuo do poder. Cao Cao, general que ganhou notoriedade durante a rebelião, é um dos principais líderes da Coalizão.
Cansado de esperar pelos outros generais, Cao Cao decide atacar Dong Zhuo sozinho e acaba sendo derrotado, o que acabou colaborando para a cisão da Coalizão. Sun Jiao, após treinar exaustivamente suas tropas, tenta a chance e consegue repelir as tropas de Dong Zhuo, tomando o controle da capital de volta.
Dong conseguiu escapar e enlouqueceu de vez, torturando inocentes e desrespeitando suas próprias tropas. Até um dia que ele acaba sendo assassinado por um serviçal e seu próprio filho adotivo, um soldado implacável chamado Lu Bu.
O vácuo de Poder
A morte de Dong Zhuo fez com que os generais começassem a cobiçar o seu lugar, com isso, eles partiram de volta para suas respectivas terras e começaram a reunir grandes exércitos. É diante desse contexto que temos o surgimento de três reinos na China: Wu, Shu e Wei. E assim começa o período dos Três Reinos, uma era de grande instabilidade política marcada por dezenas de conflitos militares.
Ainda não sabemos ao certo até que momento Wo Long: Fallen Dynasty irá cobrir. Mas já sabemos de alguns detalhes: o protagonista será um soldado “comum” que acabará envolvido na longa trama do jogo. Além disso, teremos a possibilidade de nos aliarmos com generais históricos, veja a lista aqui! Outra certeza que temos é a de que o jogo será lançado no dia 3 de Março nos consoles e PC. Os jogadores poderão testar uma nova demo a partir do dia 24, essa sexta-feira, que vai permitir que os jogadores transportem seu save para o jogo final.