As TVs OLED são as melhores da atualidade para jogos, pois entregam todas as tecnologias disponíveis nos consoles de mesa, desde o Freesync Premium até o Dolby Vision. Contudo, a configuração padrão, apesar de chamar a atenção nas primeiras impressões, não é a mais indicada por especialistas em imagem. Nesta matéria, iremos apresentar a melhor configuração para você aproveitar ao máximo seu PS5 e Xbox Series X|S.
A princípio, é recomendado desligar a economia de energia da TV, pois essa configuração pode alterar o brilho de forma indesejada, sacrificando o potencial da imagem. Em seguida, vá até o painel de controle da TV e, depois, em editar entradas, coloque ambas como PC. Isso porque a TV impõe uma limitação na gama de cores enviadas pelo HDMI se mantiver configurado como console, o que não ocorre no PC. Depois é só renomear conforme a plataforma usada.
Vamos dividir por plataforma, haja vista cada uma ter sua peculiaridade.
Configurações para Playstation 5:
- Na TV: Modo Otimizador de Games
- Brilho: Brilho OLED – 100; Contraste – 100; Nível de Preto – 50; Mapeamento de Tom Dinâmico – HGIG;
- Cor: Profundidade de Cor – 55; Balanço de Branco, Temperatura da Cor – Quente 50;
- Clareza: Ajustar Nitidez – 0
No console, vá para ‘Ajustar HDR’. A partir deste ponto, serão três etapas. Para começar, pressione para baixo até atingir o nível máximo (mais escuro); em seguida, pressione para cima 14 vezes. Na segunda etapa, siga o procedimento semelhante ao passo anterior: pressione para baixo até atingir o máximo e, em seguida, pressione para cima 14 vezes. Por último, na configuração de contraste, ajuste o nível máximo para baixo, garantindo o tom mais escuro, considerando que estamos lidando com uma TV OLED.
Configurações para o Xbox Series X|S:
O Xbox apresenta uma vantagem única quando comparado ao PS5. O chamado Dolby Vision, considerado o melhor HDR da atualidade, já está integrado nativamente ao console. Portanto, nos jogos que suportam a tecnologia Dolby, é recomendável deixar a calibração da TV no padrão.
Entretanto, nos jogos que não têm suporte ao Dolby Vision, será utilizado o HDR 10 padrão, exigindo, portanto, a calibração manual. A maioria das configurações, como brilho, cor e nitidez, são semelhantes às do Playstation 5. Portanto, vamos nos concentrar apenas nas diferenças:
Vá até as configurações de HDR no console. Na primeira etapa, pressione para a esquerda até atingir o máximo, configurando o contraste. Na segunda etapa, pressione para a esquerda até atingir o máximo e, em seguida, para a direita 10 vezes. Na terceira e última etapa, repita o passo anterior: máximo para a esquerda, seguido por 10 cliques para a direita.
À primeira vista, pode ser estranho perceber a mudança na configuração de cor, passando de um tom mais azulado, associado ao frio, para um tom mais quente, quase amarelado. No entanto, essa configuração representa uma visão mais natural das cores, sendo um consenso entre diretores e especialistas como a mais realista de todas. Você deverá se acostumar em cerca de uma semana, e após esse período, torna-se bastante difícil retornar aos tons azuis.
Para este tutorial foram utilizadas as análises do canal HDTVTest (PS5 – Xbox) e do portal Rtings.
Quer adquirir sua TV OLED e não sabe onde procurar? Então não perca tempo e entre em um dos nossos para ver as melhores ofertas: