Eu sei que você está aqui pelas dicas de Elden Ring. Antes, queria te dizer que nós da DG tivemos a fantástica oportunidade de jogar o game de maneira antecipada e produzimos um review tanto em texto quanto em vídeo. Você pode ler nosso texto no link abaixo:
Como todos já sabem, a FromSoftware não costuma aliviar a barra para os jogadores, inserindo batalhas contra chefes brutais e inimigos posicionados de maneira sacana. Em virtude disso, resolvi produzir esse texto com a finalidade de deixar sua aventura menos estressante. Sem mais delongas, vamos às dicas!
Dicas de Elden Ring #1 – Escolhendo a Classe/Origem Ideal
O primeiro passo é escolher a classe que mais se adequa ao seu estilo de jogo. Como nós já produzimos um Guia mais elaborado sobre o assunto, irei ser mais objetivo aqui. Eis minhas recomendações de classes e os respectivos motivos para cada estilo de jogo:
Combate corpo-a-corpo: Vagabundo. Apesar de ter menos Força do que o Herói, o Vagabundo possui uma durabilidade maior do que a origem de Pura Força e essa origem acompanha um conjunto de armadura pesada logo no começo da jornada.
Combate a distância + corpo-a-corpo: Prisioneiro. Esse mago focado na agressividade é capaz de soltar feitiços poderosos e, caso o inimigo consiga se aproximar de você, ele consegue manejar bem armas brancas graças a quantidade considerável de Destreza e Força.
Dicas de Elden Ring #2 – Escolhendo a melhor Recordação
Você já deve ter muita atenção logo na criação do seu personagem. O motivo? É possível escolher uma Recordação que vai gerar impacto (ou não) na sua jogatina. Essa Recordação é basicamente um item especial que é concedido ao jogador logo no começo da aventura. Como a finalidade das dicas é deixar o jogo menos doloroso, recomendo que você escolha a Semente Dourada. Este item pode ser trocado nas Graças (as novas fogueiras) e te garante uma carga a mais dos Frascos de Lágrimas. Essas poções são usadas para recarregar seus PV (pontos de vida) ou PF (pontos de foco/mana).
Dicas de Elden Ring #3 – Melhor arma para iniciantes
Durante meus testes, a arma Katana se sobressaiu demais quando se comparado às outras. Caso você não seja um jogador experiente que sabe aparar com perfeição ou abusar da mecânica de Quebra de Postura, essa espada samurai é a escolha ideal para você. O motivo? Ela possui um status passivo que causa sangramento. Até o momento não encontrei nenhum inimigo, incluindo os chefes, imunes a esse efeito. Graças a isso, ao golpear sucessivamente esses inimigos, o efeito de Sangramento é acumulado e gera um dano massivo após uma boa quantidade de golpes. Em alguns chefes, esse dano de acúmulo tirou quase 30% da barra de HP do adversário, facilitando demais os embates.
A arma pode ser obtida de duas formas: Escolhendo a origem Samurai ou indo até o calabouço Toque da Morte (confira a dica #7) que fica na primeira região do game.
Dicas de Elden Ring #4 – R3/RS são seus melhores amigos!
Similar a Dark Souls 2, alguns inimigos de Elden Ring também estão posicionados de maneira sacana para te dar muita dor de cabeça (e ódio). Contudo, o jogo possui um recurso excelente que pode ajudar a atenuar isso. Sempre que entrar em uma área/sala nova, ou estiver em um local com muita vegetação, aperte o R3/RS. Esse botão é usado para travar a câmera em um inimigo.
O alcance desse recurso está bem grande e vai te ajudar a descobrir se tem algum cavaleiro se escondendo na quina de uma parede, preso no teto ou se algum cão está deitado nas plantas só esperando você passar.
Dicas de Elden Ring #5 – Olhos afiados, sempre!
O mundo de Elden Ring é cheio de segredos. Dito isso, posso confirmar que as paredes invísiveis estão de volta! E, diferente dos outros jogos, agora praticamente todas elas guardam recompensas extremamente valiosas. Portanto, mantenha seus olhos bem afiados!
Outro ponto é que o mundo do jogo comporta diversos seres e objetos curiosos e que também concedem recompensas! Fique de olho em crânios com olhos brilhantes. Ao destruir esses objetos, você consegue uma Runa de Pobre. Ela concede 200 runas menores ao ser usada, facilitando o processo de subir de nível no começo do jogo. Outro ponto importante são os Escaravelhos. Esses animais ficam com uma bola que apresentam cores diferentes, indicando a recompensa que será dada! Os vermelhos recarregam suas poções de vida, os azuis de mana, os cinzas concedem cinzas da guerra e os dourados feitiços e encantamentos.
Dicas de Elden Ring #6 – Golpes de graça (após o riposte)
O famoso riposte, ou estocada por trás, retorna em Elden Ring. Agora está MUITO mais fácil se aproximar dos inimigos pelas costas e acionar o golpe poderoso. O motivo? A adição de um botão específico para andar agachado. Ao pressionar L3/LS, você aciona essa função. A inteligência artificial do jogo está muito “bobinha” nesse sentido. Os mobs foram construídos com algum tipo de surdez, logo, use e abuse dessa mecânica para começar uma luta contra um inimigo com apenas metade do life. A vantagem aumenta ainda mais quando é aliada a um talismã específico. Falo mais sobre isso na Dica 8!
Dicas de Elden Ring #7 – O talismã ideal para iniciantes
A Adaga de Assassino Carmesim é o talismã ideal para iniciantes. Este talismã permite que os jogadores recuperem uma boa quantidade de PV (pontos de vida) ao realizar um ataque crítico. Caso seus Frascos de Lágrimas Carmesins terminem, equipar o Talismã e recuperar seu HP andando agachado e realizando ataques críticos de maneira cuidadosa é a melhor opção!
Ele pode ser obtido na Catacumba Toque da Morte ao derrotar o chefe deste Calabouço. Aviso: Vá preparado, com a arma pelo menos +2. Apesar do chefe não possuir a barra de HP completa, ele tem um dano de ataque bem alto e pode te dar um pouco de dor de cabeça.
Dica #8 – Torrente é multifuncional
Torrente é o nosso melhor amigo em Elden Ring. A montaria é desbloqueada no comecinho do jogo, logo após encontrar Melina pela primeira vez e aceitar seu pedido. Muito mais do que um ajudante para a locomoção, Torrente é quase um Assolan, tendo mil e uma funções. Existem locais que só podem ser acessados através do seu pulo duplo. Além disso, algumas batalhas contra chefes ficam bem mais fáceis quando o jogador está montado no “cavalo”. Além de ter uma mobilidade muito maior do que o personagem, Torrente as vezes age como uma espécie de Tank, levando o dano que em casos normais iriam para o jogador. Use e abuse desse sistema para ser menos castigado nas lutas!
Dica #9 – Farmando Runas no early game
Por ser um RPG, farmar runas e upar níveis irão te dar uma boa vantagem em relação aos inimigos comuns e chefes. Contudo, essa pode ser uma tarefa bastante demorada se você não souber o que está fazendo. Mas relaxa que vou te ajudar nisso também! O melhor farm para a porção inicial do jogo está ao sul da Ponte dos Santos, logo ali na região montanhosa. O local abriga Trolls imensos onde cada um te concede 1000 runas ao ser eliminado. De acordo com meus próprios cálculos, o farm te concede 7637 runas a cada 4 minutos.
ATENÇÃO: Não faça esse farm até ter pelo menos uma arma +3, caso contrário, ele vai demorar bem mais do que isso e acaba não compensando. Os Trolls possuem quase 2000 pontos de vida e batem forte. O macete é lutar contra eles usando o cavalo Torrent e uma boa arma upada, tornando a tarefa bem tranquila. Irei fazer um conteúdo focado especificamente nesse farm! Até lá, fique com um vídeo meu mostrando um pouco dos bichos:
Dica extra: no início do vídeo acima você pode observar que o Troll destruiu uma estátua! Existem minérios para fortalecer a arma nessa estátua. Ela só pode ser quebrada pelo bicho, portanto, atraia um deles, pegue o item e pule fora. Isso te dá uma bela vantagem inicial no jogo!
Dica #10 – Esse é o feitiço ideal pra você usar!
Caso você esteja jogando com alguma classe baseada em Feitiços (Prisioneiro, Astrólogo), é necessário ter bastante cuidado ao usar feitiços. Como boa parte deles possuem uma janela de conjuramento, usar a magia errada pode te deixar exposto e causar sua morte. Felizmente, vou te ajudar nisso também! Observe sempre os contextos da luta, mas, julgando pela minha experiência, o feitiço ideal para você usar nas primeiras duas porções do jogo se chama Calhau Pedrilhante. Ele é mais rápido de ser conjurado, custa pouca mana e causa um excelente dano. Vale mencionar que a quantidade de dano causado está totalmente ligada a quantidade de Inteligência do seu personagem. Entenda mais sobre isso em nosso texto sobre os Atributos:
A classe Prisioneiro se inicia com outro bom Feitiço, chamado de Espadas do Lobo. Apesar de causar mais dano do que o Calhau Pedrilhante, ela leva mais tempo para ser conjurada e gasta quase o dobro de mana. Em suma, a diferença de dano não compensa o custo de mana e o tempo de conjuração maior.
Que fique claro que essa dica é mais focada na porção inicial do jogo (até você combater o segundo Lorde). O feitiço Calhau Pedrilhante pode ser comprado com a Feiticeira Sellen no Porão Arruínado e custa 1000 runas.
Dica #11 – Use os Espíritos!
Elden Ring conta com um sistema de invocação de espíritos que ajuda e MUITO o jogador. Inclusive, algumas batalhas de chefes são praticamente quebradas ao usar esses summons. Após conversar com Melina pela primeira vez, volte para a Igreja de Elleh, um dos primeiros locais que você vai visitar no game.
Ao chegar lá, você vai encontrar uma figura misteriosa, a Bruxa Renna. Converse com ela e ela vai te conceder o Sino de Invocação de Espíritos. Vale mencionar que o uso desses summons é limitado! Você só pode invocar eles uma vez por luta e é necessário ter um Monumento de Renascimento perto (Estátua de Marika). Mas fique tranquilo em relação a essa parte, praticamente toda arena de chefe possui um desses.
Meu Summon predileto é a Matilha de Lobos. O summon invoca três lobos bem agressivos que saem atacando qualquer inimigo que está por perto. Mas, como isso te ajuda? Bom, por conta da grande agressividade, os chefes costumam focar nos lobos, permitindo que você arranque boa parte do HP do inimigo sem grandes problemas. Vale mencionar que no geral o sistema é equilibrado. Os summons morrem rapidamente contra chefes mais poderosos, muitas vezes com um único golpe. Os espíritos podem ser melhorados com recursos especiais e, pasmem, eles também podem ser curados com encantamentos! É uma mecânica que traz mais facilidade ao jogo, logo, não deixe de usar ela ao seu favor!
Por enquanto essas são todas as dicas de Elden RIng que tenho para te dar. Caso você as siga a risca, terá bem menos problemas e estresse durante sua aventura nas perigosas terras do jogo!