Sim, chegamos ao fim de uma era. Após diversos rumores e aplicação de regras em outros países a Netflix encerrou o compartilhamento gratuito de contas no Brasil. O recurso agora só estará disponível para pessoas que moram na mesma casa, dificultando o acesso dividido entre amigos, por exemplo. A exceção se dará apenas se a pessoa que possui a conta estiver em uma TV de hotel ou “casa de temporada” (a grosso modo, viajando).
Em e-mails enviados a seus usuários e por meio de suas redes sociais a pioneira dos streamings explicou como ficarão as novas regras envolvendo este tipo de login. A empresa instrui os titulares de conta no serviço a verificarem quem está usando a Netflix e encerrarem o acesso a aparelhos “indevidos”. Para que o compartilhamento ocorra com pessoas que morem em outras casas, a Netflix oferece as seguintes opções: o usuário que até então não pagava deve “transferir” seu perfil com suas preferências para uma assinatura própria ou pagar acesso como assinante extra. De acordo com a empresa, o valor a ser pago é de R$ 12,90 para quem for uma conta extra.
A restrição do compartilhamento de contas inevitavelmente recebeu uma reação bastante negativa dos usuários por meio de redes como o Twitter, na qual questionaram-se atitudes anteriores do streaming. Anteriormente a Netflix chegou a dizer, em tom de brincadeira, que compartilhar senha era uma prova de amor.
De acordo com estimativas do streaming, existem atualmente 100 milhões de pessoas que utilizam contas com acessos compartilhados e que, em tese, não pagariam por seus serviços. Além de converter mais assinantes, o objetivo da marca com a mudança pode ser se reequilibrar na guerra dos streamings com concorrentes como Max, Disney+ e Prime Video. Vale lembrar que os streamings mencionados não adotam este novo sistema de compartilhamento de contas, ao menos até o momento.
A polêmica em torno desta medida deve continuar por algum tempo, uma vez que é algo que vai impactar milhões de brasileiros e um dos maiores mercados da Netflix na América Latina e no mundo.
Leia também: Marvel’s Spider-Man 2: 12 trajes que podem aparecer na sequência