Ironicamente, Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 já se tornou uma lenda urbana. Em desenvolvimento quase por uma década e contando, o jogo passou por problemas enormes durante o seu desenvolvimento, incluindo uma mudança completa de estúdio. Saiba mais detalhes sobre essa história em nossa matéria!
Afinal de contas, o que aconteceu e o que está acontecendo com o desenvolvimento desse game? Entre atrasos, troca de equipes e problemas internos, será que agora esse jogo conseguirá ser lançado? E se conseguir ser lançado, será que teremos uma obra de alta qualidade ou será mais um desastre a entrar na lista dos maiores flops do ano? Essas e outras perguntas é o que estaremos respondendo hoje aqui!

Para você que não está ligado, Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 é um jogo RPG de ação em primeira pessoa com foco em sua narrativa e onde suas decisões irão impactar de forma direta na história. O jogo teria como objetivo ser um sucessor do clássico cult Bloodlines de 2004, mas trazendo para as mecânicas e motores gráficos mais atuais, além de um protagonista único.
No Bloodlines 2 você irá assumir o controle de Phyre, uma vampira anciã que acorda em uma Seattle moderna à beira de um colapso devido a um conflito iminente entre os clãs de vampiros e essas facções irão oferecer múltiplos caminhos e alianças para que você consiga criar o seu legado.

Além disso, a escolha de qual clã e classe você fará parte irá moldar a forma da sua gameplay e combate, onde você poderá escolher entre uma gameplay mais estratégica e stealth, ou uma mais agressiva usando força física bruta ou magias antigas.

A premissa do jogo é de ser uma aventura focada em exploração e onde suas escolhas impactem de forma direta cada caminho em sua história, mantendo o máximo de imersão possível. Basicamente o jogo seria um Cyberpunk de vampiros e seria de deixar qualquer fã de RPG babando para poder jogar esse game.
O anúncio
O game foi inicialmente anunciado em 2019 tendo um trailer de apresentação sendo lançado pela Paradox Interactive, a Publisher responsável, em seu canal no YouTube. Desde lá, o jogo sofreu múltiplos atrasos e mudanças de desenvolvedores que acabou impactando de forma negativa a visibilidade do game.
Algumas fontes dizem que, na época do seu anúncio em 2019, o jogo tinha expectativa de ser oficialmente lançando em 2020, e que já estava na verdade em desenvolvimento há pelo menos 2 anos. Porém com a última atualização pela publisher e pelos devs que anunciaram que a data oficial do jogo seria agora em Outubro de 2025, podemos dizer que o jogo teve um ciclo de produção de 8 anos ou mais, sendo um tempo de desenvolvimento considerado longo, mesmo diante dos padrões atuais da indústria.
Isso não é para menos, visto que o Bloodlines 2 passou por problemas críticos na produção do jogo, de divergências técnicas e de gameplay à troca completa de equipe de desenvolvedores. Só para vocês entenderem melhor a questão, inicialmente o jogo estava sendo produzido pelo estúdio Hardsuit Labs, que oficialmente ficou no comando do desenvolvimento de 2019 a 2023.

Agora imaginem o cenário: Os rumores era que o jogo já estava sendo produzido anos antes do seu anúncio oficial em 2019 e que estava programado inicialmente para lançar em 2020. Porém, 3 anos depois o game ainda não havia sido lançado. O que nos leva a crer que devia tá uma verdadeira bagunça internamente na Hardsuit Labs.
Segundo as noticias da época, a Paradox teria decidido remover a Hardsuit Labs do projeto devido a atrasos significativos e problemas de qualidade. Para piorar, a Hardsuit ainda passou por uma demissão em massa, perdendo sua equipe de narrativa completa e alguns devs que estavam mais envolvidos na produção.
Dessa forma, a Paradox transferiu a produção do jogo para o estúdio The Chinese Room em 2023 e desde então a dev tenta finalizar e entregar o game. E aqui você poderia pensar que colocando uma equipe nova e experiente com um projeto praticamente finalizado seria uma situação fácil de resolver, porém não foi exatamente isso que aconteceu.
Isso porque, segundo fontes internas, a produção do jogo foi praticamente zerada quando a Chinese Room assumiu, trocando todo o enredo, gameplay e até mesmo a engine do jogo, mantendo apenas alguns assets 3D que foram reaproveitados.
Ou seja, trocando em miúdos, os devs começaram a produzir o game praticamente do zero novamente. E por isso, mesmo assumindo o jogo em 2023, ainda não conseguimos ver o lançamento do Bloodlines 2 até hoje.
E, realmente, quando paramos para ver os trailers de gameplay entre o jogo em fase de desenvolvimento pela Hardsuit Labs e a versão da Chinese Room dá para perceber uma diferença grande entre as duas versões. São praticamente dois jogos completamente diferentes de fato e é possível ver isso observando o motor gráfico, jogabilidade, combate e o próprio enredo da história em si.
Alguns meses atrás foram divulgados no YouTube um novo trailer do Bloodlines 2 e um vídeo mostrando alguns minutos da nova gameplay pela Chinese Room e se compararmos com o último vídeo de gameplay divulgado na época que a Hardsuit ainda comandava o projeto, é realmente perceptível o quanto a gameplay e a proposta mudaram, o que pode se tornar um tremendo tiro no pé para os novos devs e a Paradox.
Veja bem, a proposta inicial da Hardsuit era trazer um sucessor direto do primeiro Bloodlines, ou seja, uma continuação direta da história, enquanto a Chinese Room decidiu trazer um sucessor espiritual. Além disso, muitos dos elementos de RPG que permeavam a ideia original do Bloodlines 2 foi descartada ou alterada. Por exemplo, inicialmente você iria poder criar e personalizar o seu personagem, tendo um menu de criação bem extenso.
Agora você terá que jogar com um personagem já pré-definido. O próprio estilo de narrativa mudou bastante também, tendo opções de diálogos reduzidas e consequentemente reduzindo mais caminhos que poderiam ser tomados também, e a narrativa é simplesmente um dos maiores pilares desse jogo. Até o modo como é apresentado o diálogo foi alterado entre uma versão e outra.


Outro ponto foi o combate, que na versão inicial era possível equipar ferramentas e utensílios, e até mesmo armas, e na versão final, até o momento, não foram apresentadas essas mecânicas. Aliás nem mesmo nos trailers mais recentes foi possível ver como estava a questão da exploração por Seattle, o que chega a preocupar se o jogo vai ter um mundo aberto morto ou com uma inteligência artificial fraca.
E para fechar, a cereja do bolo, o conceito de arte da personagem principal Phyre com certeza vai dar o que falar, aliás não só dela, como o de vários outros personagens que possuem caracterização, no mínimo, estranha ou questionável, o que me lembrou bastante a mesma estética e estilo usado pela turma do mais recente Dragon Age: Veilguard.

Então vocês podem ter certeza que isso ainda vai render muita discussão e que esse tipo de assunto com certeza tem potencial para flopar um game.
Apesar de todos esses problemas, o Bloodlines 2 já tem sua data de lançamento confirmada, pelo menos até o momento, para Outubro de 2025 para Playstation 5, Xbox Series X e S e PC e esperamos que não haja mais nenhum adiamento.
Esse realmente é um jogo que possui um potencial incrível, misturando um mundo aberto com RPG e uma lore de vampiro que em tese tem tudo para dar certo. Mas depois de tantos tropeços, adiamentos e problemas na produção, será que esse jogo irá valer o nosso suado dinheirinho? ainda mais depois do aumento significativo dos valores dos jogos aqui no Brasil.