O Xbox Game Pass é um prato cheio para os amantes de jogos. Contudo, é notório que os grandes jogos AAA chamam mais a atenção dos jogadores, especialmente quando há a estreia de um dos maiores lançamentos do ano, como Call of Duty: Black Ops 6.
No entanto, há uma parcela considerável de jogadores que estão saturados da indústria AAA e buscam refúgio em jogos menores, mas que se destacam por sua criatividade.
Pensando nisso, e considerando que o catálogo do serviço é rotativo, nossa equipe elaborou esta lista com os 10 melhores indies do Xbox Game Pass para o mês de outubro de 2024.
10 – Firewatch
Firewatch é um jogo indie focado na narrativa que conta a história de Henry, um guarda florestal que assume o posto um ano após os incêndios de Yellowstone, ocorridos em 1988.
Durante seu trabalho, ele é supervisionado por Delilah, e acontecimentos estranhos trazem à tona uma conspiração envolvendo a região. O relacionamento com Delilah dependerá das escolhas do jogador, que influenciarão o desenrolar da trama.
De forma surpreendente, até o final de 2016, Firewatch já havia vendido mais de um milhão de cópias, sendo amplamente premiado nos eventos em que concorreu.
9 – Still Wakes the Deep
Still Wakes the Deep é um daqueles jogos lançados diretamente no Game Pass, mas que infelizmente não ultrapassou o nicho de seu público. Trata-se de um jogo de terror ambientado em uma plataforma de petróleo no meio do oceano.
O jogo não possui combate, obrigando o jogador a utilizar furtividade para escapar dos inimigos e salvar o restante da tripulação. O grande destaque de Still Wakes the Deep são os seus gráficos. Ele foi construído na Unreal Engine 5, e toda a sua ambientação é sensacional, com os cenários se alterando à medida que o jogador avança na história.
Muitos descrevem Still Wakes the Deep como “O Enigma de Outro Mundo em uma plataforma de petróleo”. Então, se você gosta do clássico filme dos anos 80 e de jogos de terror, vale a pena dá uma conferida.
8 – Unpacking
Unpacking é um tipo de jogo bem diferente do convencional. Seu gameplay consiste basicamente em organizar itens que saem de caixas.
Pode parecer simples, e de certa forma é, mas no pano de fundo há toda uma história sobre a protagonista, que passa por diferentes momentos de sua vida, trazendo reflexões sobre como as pessoas mudam ao longo do tempo.
Este é o tipo de jogo perfeito para relaxar, sem se preocupar com inimigos ou batalhas. E ainda tem um bônus que vale a pena experimentá-lo: seus 1000G são extremamente fáceis de conseguir, levando pouco menos de uma hora.
7 – PowerWash Simulator
Já que estamos falando de relaxar, não poderia deixar de citar PowerWash Simulator, um dos jogos mais satisfatórios da história.
Basicamente, o jogador precisa limpar a sujeira dos locais utilizando jatos d’água. A experiência é muito imersiva, e ver a diferença do estado inicial para o final da fase é algo que relaxa completamente o cérebro.
O jogo é um verdadeiro sucesso, com suporte contínuo da desenvolvedora até os dias de hoje e grandes colaborações, como fases envolvendo a mansão de Lara Croft, o pântano de Shrek e o DeLorean de De Volta para o Futuro.
Então, caso você busque uma experiência tranquila entre os indies do Xbox Game Pass, vale a pena dar uma olhada em PowerWash Simulator.
6 – Dead Cells
Agora, se você busca ação desenfreada, precisa conhecer Dead Cells. O jogo é do gênero rogue-lite, e seu sucesso foi tão grande que ajudou a popularizar o estilo dentro dessa categoria.
A premissa do jogo é simples: o protagonista está sem memórias e precisa avançar pelas masmorras. Aprenda, lute, melhore, morra e repita; essa fórmula de Dead Cells é viciante, causando frustração em alguns momentos, mas sem deixar de ser extremamente divertida.
5 – Tunic
Tunic pode parecer um jogo simples sobre uma raposa, mas o jogador mal sabe o que o aguarda. O jogo se passa em um mundo de fantasia pós-apocalíptica, com diversos inimigos e lendas perdidas.
À medida que os jogadores avançam, novos mapas e técnicas especiais são revelados, evoluindo a gameplay constantemente. O combate também oferece certa complexidade, com bloqueios, defesas e movimentos especiais.
Tunic foi muito bem recebido pela crítica, que elogiou seus visuais e seu combate. De forma negativa, mencionaram que a dificuldade pode ser injusta em determinados momentos. No entanto, isso não tirou o brilho do jogo, que foi indicado em quatro categorias no TGA 2022.
4 – Vampire Survivors
Vampire Survivors estreou de forma tímida em 2021, mas foi se popularizando à medida que os jogadores colocaram as mãos no jogo e perceberam o quão viciante ele é.
Com visuais inspirados nos clássicos dos anos 80/90, o jogo é uma mistura de roguelike com o gênero bullet heaven. O personagem ataca automaticamente, enfrentando monstros que vêm de todas as direções.
O jogo pode parecer simples, mas é um dos mais viciantes da história, imergindo o jogador por horas. Sua desenvolvedora, Luca Galante, tem dado suporte ao longo dos anos, incluindo diversas DLCs que foram lançadas gratuitamente.
Mesmo com tantas opções, Vampire Survivors é um dos indies mais divertidos do Xbox Game Pass.
Para mais detalhes, confira:
3 – Sea of Stars
Falando em clássicos dos anos 90, Sea of Stars é inspirado nos melhores JRPGs de toda a história.
Sea of Stars possui personagens muito bem escritos, uma história com ritmo fantástico, cheia de momentos inesquecíveis, e um combate completamente modernizado. É um título obrigatório para todo fã de RPG.
Confira nosso guia para os 100% do jogo:
2 – Cocoon
Desenvolvido pela Geometric Interactive, a mesma por trás de Limbo e Inside, Cocoon é um jogo de puzzles que leva os jogadores em uma jornada para desvendar os mistérios do universo.
Cada mundo para o qual os orbes transportam os jogadores tem seu próprio cenário único, nenhum igual ao anterior, e cada um conta com um chefe no final. As batalhas contra os chefes exigem a resolução rápida de quebra-cabeças para enfraquecer o inimigo, tornando o jogo um verdadeiro sonho para os amantes de puzzles.
As críticas elogiaram a genialidade dos puzzles e a grande variedade de cenários, o que rendeu ao jogo duas indicações no TGA 2023, vencendo o prêmio de Melhor Estreia Indie.
1 – Hollow Knight
O primeiro lugar da lista não poderia ser outro. Na minha humilde opinião, Hollow Knight é o melhor jogo indie da história, e felizmente está no catálogo do Xbox Game Pass para que mais pessoas possam conhecê-lo.
O jogo pertence ao gênero Metroidvania, e à primeira vista há poucas explicações sobre a história e o universo. Um guerreiro chamado Knight é lançado em um universo sombrio que, de forma curiosa, é incrivelmente belo.
Hollow Knight se destaca em todos os aspectos: a jogabilidade é excelente, a dificuldade é elevada e sua direção de arte é impecável.
Uma verdadeira obra-prima do Team Cherry, que nos deixa com altíssimas expectativas para sua sequência: Hollow Knight: Silksong.
Menções honrosas: Stardew Valley e Celeste
Não poderia encerrar a lista sem ao menos citar Stardew Valley e Celeste. Enquanto o primeiro é um RPG que simula a vida no campo, o segundo é um jogo de plataforma com participação do estúdio brasileiro MiniBoss.
Ambos são muito aclamados pela crítica e pelos jogadores, e sem dúvida vale a pena conferi-los.
Quais são os seus indies favoritos do Xbox Game Pass? Fala para gente nos comentários!