O Nintendo Switch foi lançado em 2017 e nesses cinco anos se tornou um verdadeiro sucesso, galgando cada vez mais posições na lista de videogames mais vendidos da história. Porém, quanto mais velho ele fica, mais o seu hardware dá sinais que não consegue aguentar jogos mais pesados – criando uma movimentação popular por uma esperança de uma revisão que adicione mais poder ao console.
Popularmente chamado de Nintendo Switch Pro, o console até o momento inexistente ocupa o imaginário tanto da mídia especializada quanto dos fãs, com diversos rumores das mais diferentes frentes sendo replicados por toda internet. Sabendo da possível dificuldade em registrar todas essas informações, preparamos um compiladão com as principais. Confira:
As informações do possível Nintendo Switch Pro
Os rumores do Nintendo Switch Pro sempre existiram desde o lançamento da plataforma, em 2017, mas ficaram especialmente mais recorrentes no período entre 2020 e 2021, quando as vendas do console aumentaram exponencialmente por conta da pandemia da COVID-19 e do isolamento social, tornado o videogame hibrido da Big N ainda mais popular.
Durante esse período, vários sites conhecidos da mídia, como Eurogamer, apontaram que leakers tinham fornecido informações do novo modelo, com o principal comentário sendo que ele teria uma tela OLED e, quando conectado a dock, iria ser capaz de gerar imagens 4K.
A comemoração, porém, durou pouco, já que em 20 de setembro de 2021 a Nintendo anunciou o Switch OLED, modelo do console que conta com uma dock melhorada com entrada Ethernet e uma tela OLED no modo portátil – fazendo muitos afirmarem que os boatos estavam errados.
Logo depois desse anúncio, o Bloomberg afirmou em outra matéria que 11 desenvolvedoras de games contam com kits de desenvolvimento capazes de criar jogos em 4K para o videogame da Nintendo. De qualquer forma, os boatos deram uma boa diminuída após o lançamento do OLED, embora uma parcela da internet sempre ainda espalhe tentativas de informações, em sites como ResetERA ou Reddit.
De qualquer forma, todos os rumores, em geral, apontam para as seguintes configurações no console:
- Uma tela de 7 polegadas OLED com resolução 720p;
- Um chip Soc (System on a Chip, sistema no chip em tradução) da NVIDIA de nova geração
- Compatibilidade completa com os jogos anteriores do Switch – mas possibilidade de ter games exclusivos para o novo console.
A parte que tem mais discussão nos rumores é a parte de processador do console. Os boatos de 2020 e 2021 apontavam que o videogame substituiria o NVIDIA Tegra X1 ARM Cortex A57 presente em todos os modelos atuais pelo NVIDIA Xavier, mas boatos mais recentes, do ano de 2022, começaram a comentar sobre o uso do NVIDIA Tegra239, uma versão customizada da peça Orion lançada recentemente pela empresa de componentes de computadores.
O que adiciona mais força para este boato em específico é o fato que os comentários sobre o Tegra239 começaram a aparecer semanas antes da confirmação de sua existência, tornando possível que realmente ele esteja nos componentes da revisão do Nintendo Switch.
Com este chip, o console além de poder rodar jogos em 4K também teria acesso à tecnologia de DLSS da NVIDIA, que permite a melhoria da qualidade visual de títulos – e seria a primeira vez que ela estaria disponível fora de computadores. Além disso, a potência gráfica do console estaria próxima do PS4 Pro, enquanto o Switch normal é um pouco mais fraco que o PS4 normal. Interessante, né?
Mas esse console realmente pode existir?
Com tantos boatos durante anos e nenhuma confirmação da Nintendo, é comum que muitos entusiastas de videogame encontrem-se com dúvidas se o Nintendo Switch Pro realmente existe. Porém, existem evidências variadas, principalmente nos últimos meses, que apontam que o console é real.
A primeira é o fato que comentamos acima, do fato que o NVIDIA Tegra239 ter sido vazado semanas antes da confirmação de sua existência pela empresa como um componente do Switch Pro. Outra são vários reports da Bloomberg, mais especificamente de Jason Scheiner, um dos insiders mais conhecidos e renomados da indústria, que diversas empresas já tem o kit de desenvolvimento 4K do Switch.
Porém, nada talvez seja um indicador tão real quanto algumas informações recentes: após os créditos de Bayonetta 3, jogo exclusivo de Switch que saiu no final de outubro, uma sequência foi confirmada, afirmando que sairá para uma próxima geração; e o fato que desenvolvedores da franquia Pokémon afirmaram recentemente estarem desenvolvedor jogos para um hardware de próxima geração.
De qualquer forma, mesmo com esses indicativos, não é possível realmente ter certeza de sua existência – é possível que no fim ele se torne na verdade o sucessor do Switch e só tenha retrocompatibilidade, considerando a idade atual do console. Mas é possível que mais informações sejam divulgados nos próximos meses, principalmente quanto mais próximo do lançamento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom chegarmos – afinal, vender um novo videogame com um novo Zelda é uma receita genial para o sucesso, não é mesmo?
Fontes: Tom’s Guide, WCFTech, Canaltech, Bloomberg, NotebookCheck, GizChina, Stuff.TV
[content-egg module=Amazon template=custom/simple_list]