É até estranho a comentar sobre um jogo de futebol da EA depois de tantos anos. Na última década, conheci, me apaixonei e joguei milhares de horas do saudoso FIFA ao longo dos anos.
Entre FIFA 14 e FIFA 19, colecionei diversas emoções, participei de torneios e analisava cada jogo, sempre acompanhando e aguardando com muita ansiedade as novidades de cada lançamento da franquia.
Porém, por decisões pessoais, decidi me afastar da série, jogando de forma casual, apenas quando algum amigo me chamava para uma partida rápida.
Agora, com o teste de 10 horas do EA Play, resolvi passar o final de semana jogando o novo EA Sports FC 25, para ver quais mudanças ocorreram aos olhos de um jogador que está afastado há anos da franquia.
EA Sports – Its in the Game
Logo ao iniciar EA Sports FC 25, tive a primeira surpresa agradável: todas as minhas configurações dos jogos anteriores foram transferidas. Não apenas o time favorito, como já acontecia há anos, mas também meus controles personalizados e preferências online.
Comecei a primeira partida para definir meu nível de jogo e conferir as novidades gráficas e de jogabilidade.
No EA Sports FC 25, há dois modos gráficos:
- Gráficos Aprimorados – A resolução utilizada é um 4K dinâmico, com 60 FPS e suporte a ray tracing.
- Priorizar Resolução – 4K nativo a 60 FPS.
Pessoalmente, percebi poucas diferenças entre os dois modos, porém, preferi jogar no modo qualidade, já que oferece mais tecnologias, sem quedas de desempenho significativas.
Graficamente, o jogo é um show à parte, com jogadores e técnicos realistas, uma torcida mais detalhada que ocupa todo o espaço da arquibancada, além de outras figuras que fazem parte do futebol, como os mascotes dos clubes, que podem até participar das comemorações de gols.
A EA, mais uma vez, conseguiu as licenças das principais ligas do mundo: Premier League, Bundesliga e LALIGA estão presentes, utilizando suas interfaces reais, o que transmite maior fidelidade e a sensação de estar vendo algo próximo da realidade, além de trazer um “ar mais premium”.
O grande destaque é o HyperMotion V, sistema utilizado nas animações que traz um realismo maior à partida, com movimentos naturais dos jogadores. Essa tecnologia é frequentemente enfatizada pela EA, principalmente nos replays.
Modos de jogo – Offline
Nos modos offline, falando em jogabilidade, percebi uma dinâmica mais cadenciada, sem toda aquela correria e os placares irreais que costumavam acontecer nos jogos anteriores.
Há muitas configurações antes da partida, incluindo a possibilidade de escolher até o tipo de grama, seja ela natural ou sintética, além de sua altura.
O modo carreira foi completamente reformulado em comparação com o FIFA 19, último que joguei, trazendo maiores detalhes no papel de treinador, como o foco nas categorias de base, aprofundamento do mercado de transferências.
Já no modo jogador, não temos mais Alex Hunter e o modo jornada, porém, há a promessa de que será possível criar seu próprio jogador e construir um legado no futebol.
Pretendo explorar melhor ambos os modos quando tiver o jogo completo em mãos.
Modos de jogo – Online
Mesmo com uma grande base de fãs nos modos offline, o grande foco do EA Sports FC 25 é claramente nos modos online, como Temporadas, Pro Clubes e, claro, o Ultimate Team.
O modo Temporadas online continua atraente tanto para novatos quanto para veteranos. São 10 divisões para você jogar e acumular pontos até conseguir acesso à próxima.
Esse modo traz o melhor da jogabilidade offline para o ambiente online, permitindo até mesmo jogar em modo cooperativo.
O único problema, que não é culpa do jogo em si, é a repetição de times. Dificilmente você não enfrentará o Real Madrid ou o Manchester City em uma partida. Mas fazer o quê? São dois dos melhores times do mundo, e isso acontece naturalmente.
O bom velho Ultimate Team
O Ultimate Team é o principal foco da franquia desde a sua estreia, e dentro dele, sinto como se estivesse jogando outro jogo. Mas por que isso acontece?
No UT, a jogabilidade prioriza sempre a velocidade. Jogadores rápidos e habilidosos, mesmo que não sejam os melhores em outras características, se destacam. Placares altos, como 5×4, são frequentes.
A EA maximiza a monetização do modo, com uma vasta quantidade de cartas e pacotes que podem ser comprados com dinheiro real.
Se antes, pelo menos no início de cada jogo, existiam apenas cartas de jogadores de raridades bronze, prata, ouro, legends e da seleção da semana, agora, logo de cara, há todos esses tipos de cartas e mais. Existem cartas de desafios de montagem de elenco, jogadores heróis, entre outras.
Isso, além de desvalorizar os times com jogadores ouro, torna comuns cartas que deveriam ser especiais, o que afasta novos jogadores que não estão familiarizados com o modo, muitas vezes chegando a assustá-los ao iniciar uma partida.
Para ajudar a manter o mercado ativo e facilitar que os jogadores consigam boas cartas, o Draft e a Weekend League retornam. Esses são modos especiais que geralmente oferecem ótimas recompensas.
Porém, uma vez quebrada a barreira inicial de aprendizado, o Ultimate Team se torna o modo mais viciante do EA FC 25, com muitas opções que fazem a pessoa passar horas jogando sem nem sentir o tempo passar.
Uma coisa que gostei foi o atalho entre as abas. Agora, há muitas opções dentro do modo, e com um simples clique, é possível ir diretamente à aba desejada, sem precisar ficar transitando entre várias telas de menu.
Novidades do EA FC 25
O modo Rush é a principal novidade do jogo, segundo a EA. Admito que só joguei esse modo porque foi obrigatório para completar um desafio do Ultimate Team. Ele se assemelha ao futebol society da vida real, com duas equipes de 5 jogadores: 4 na linha e 1 no gol, se enfrentando em um campo reduzido.
O modo é mais rápido e dinâmico, já que algo está sempre acontecendo na partida. Há até um cartão azul, que faz com que um jogador fique fora da partida por um minuto.
Pode ser jogado offline com IA no time ou online com amigos. Pessoalmente, o modo não é algo que busco em um jogo de futebol, mas pode ser que ele desenvolva uma comunidade forte.
A segunda grande novidade é o FC IQ, a nova forma de construir as táticas do jogo. Com o FC IQ, é possível criar táticas personalizadas, compartilhá-las online e mudar completamente a forma de jogar durante a partida.
Com atalhos, dá para transitar entre as táticas e notar claramente a mudança de postura do time. A função dos jogadores é baseada em como eles atuam na vida real.
Por exemplo, Vinicius Jr. atua no lado esquerdo do ataque; ele desempenha bem todos os papéis na sua região, mas é na ponta esquerda que ele será melhor utilizado dentro do jogo.
É possível escolher a função dos jogadores, mas sempre haverá uma em que eles se destacarão.
Preview de EA Sports FC 25: Tem futuro!
O início do EA FC 25 está excelente. Gráficos de ponta, jogabilidade cadenciada em determinados modos, aparência de produto premium e modos de jogo para todos os gostos.
Resta saber se a EA não vai alterar completamente a jogabilidade do jogo com atualizações futuras, como aconteceu em anos anteriores, quando aumentaram a velocidade das partidas.
Além disso, é importante ver como vão equilibrar a monetização, já que agora há até um passe de temporada.
No geral, fiquei muito satisfeito durante todo o teste do EA Play e pretendo jogar bastante o jogo final em seu lançamento oficial que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 27.
Onde comprar EA Sports FC 25?
Se você gostou do teste e decidiu comprar o EA Sports FC 25, considere adquiri-lo por meio de um dos links abaixo. Assim, você garante o jogo de forma acessível e ainda contribui para a manutenção do nosso portal.
- EA Sports FC 25 – Mídia Física para PlayStation 4
- EA Sports FC 25 – Mídia Física para PlayStation 5
- Confira gift cards na Nuuvem para comprar em mídia digital no PlayStation, Xbox ou PC
A melhor forma de conseguir os melhores descontos é entrando em nossos grupos de WhatsApp e Telegram, onde postaremos as melhores ofertas, incluindo as pré-vendas.
Veja também: